na cidade

Praia da Gávea e EcoParque do Outão vão ser reabilitados

O acordo entre o Porto de Setúbal e a autarquia vai melhorar os acessos pedonais, estacionamento e espaços degradados.
Os dois espaços estão integrados no Parque Natural da Arrábida. Foto: CMS.

Já é oficial. A Praia da Gávea e o EcoParque do Outão, integrados no Parque Natural da Arrábida, vão sofrer obras de reabilitação. O objetivo do projeto é o ordenamento dos acessos pedonais, acessibilidades, estacionamento, circulação viária, renaturalização dos espaços degradados ou desocupados, incentivo ao turismo e à prática náutica.

No plano do EcoParque do Outão, destaca-se ainda a melhoria da oferta de serviços de apoio do bar, restaurante, minimercado e apoios de praia. As obras resultam de um protocolo entre a Administração dos Portos de Setúbal e Sesimbra (APSS) e a Câmara Municipal de Setúbal, aprovado na sessão pública da passada quarta-feira, 3 de julho.

O acordo de colaboração tem a duração de 20 anos. Pela utilização daquela área, o município de Setúbal paga à APSS uma compensação anual, de 19 mil euros, até final do quinto ano de vigência do protocolo. A Câmara Municipal de Setúbal compromete-se também a elaborar um plano de ordenamento do território cedido, a nível urbanístico, arquitetónico, assim como o reordenamento viário dos arruamentos, estacionamento e acesso aos transportes públicos.

Em comunicado, a autarquia refere que “o protocolo permite à Câmara Municipal de Setúbal dar continuidade aos investimentos qualificadores, que tem vindo a assegurar, em particular na frente ribeirinha, com a reabilitação da Praia da Saúde, Albarquel, Figueirinha, Parque de Merendas da Comenda e a construção do Parque Urbano de Albarquel. 

tags: APSS, Câmara Municipal de Setúbal, Ecoparque do Outão, Praia da Gávea, reabilitação