na cidade

Praia da Figueirinha volta a ser candidata ao prémio Bandeira Azul

A autarquia aprovou em sessão pública a apresentação da candidatura com o tema “Do rio ao mar sem lixo!”.
O objetivo é alertar para a proteção do ambiente marinho.

É mais uma boa notícia para os setubalenses. Pelo décimo primeiro ano consecutivo, a Praia da Figueirinha volta a ser candidata ao galardão Bandeira Azul 2019, distinção atribuída pela Associação Bandeira Azul da Europa.

A informação foi avançada pela autarquia, que aprovou em reunião pública a apresentação da candidatura de uma das mais conhecidas praias setubalenses. O tema selecionado para a edição deste ano da campanha Bandeira Azul da Europa chama-se “Do rio ao mar sem lixo!”.

A avaliação conta com 32 critérios, 28 deles de cumprimento obrigatório abrangidos por quatro grupos diferentes. São eles a “Informação e Educação Ambiental”, “Qualidade da Água”, “Gestão Ambiental e Equipamentos” e “Segurança e Serviços”.

No que toca à “Informação e Educação Ambiental”, a indicação das zonas acessíveis da praia, disponibilização de um mapa das várias instalações e equipamentos balneares e a promoção de, pelo menos, seis atividades de educação ambiental são alguns dos critérios exigidos por este primeiro grupo.

Em relação à “Qualidade da Água”, a zona balnear candidata deve cumprir as normas e a legislação de amostragem e frequência da qualidade da água e apresentar ausência total de descargas de águas residuais industriais ou urbanas na área da praia.

A categoria “Gestão Ambiental e Equipamentos” prevê a manutenção da limpeza da praia, a não acumulação de algas ou restos de materiais vegetais arrastados pelo mar, equipamentos para recolha seletiva de lixo, instalações sanitárias suficientes e a promoção do uso transportes sustentáveis. Para isto deve ser criado ainda um comité responsável pela gestão da praia e desenvolvido um Plano de Ordenamento da zona balnear.

“Ciente do seu papel impulsionador no desenvolvimento do potencial turístico e na promoção da qualidade ambiental”, a Câmara Municipal de Setúbal aprovou a atribuição de um apoio financeiro de 400 euros à Associação Bandeira Azul da Europa para que a candidatura da Praia da Figueirinha seja avaliada pelas entidades competentes.

A Campanha da Bandeira Azul da Europa organizada pela Fundação para a Educação Ambiental, com o apoio da Comissão Europeia existe desde 1987 e está integrada no programa do Ano Europeu do Ambiente. O objetivo é alertar as populações para a proteção do ambiente marinho e costeiro.

tags: Associação Bandeira Azul da Europa, bandeira azul, Câmara Municipal de Setúbal, categorias, Praia da Figueirinha