na cidade

Praia da Figueirinha recebe o prémio Bandeira Azul 2020

O galardão distinguiu a qualidade ambiental, turística e sanitária da zona balnear da Arrábida.
É o décimo ano consecutivo que Setúbal recebe o prémio.

A Praia da Figueirinha, em Setúbal, recebeu pelo décimo segundo ano consecutivo o galardão Bandeira Azul, que reconhece a qualidade ambiental, turística e sanitária das zonas balneares. Ao todo foram avaliados 32 critérios, 28 deles de cumprimento obrigatório, como “Informação e Educação Ambiental”, “Qualidade da Água”, “Gestão Ambiental e Equipamentos” e “Segurança e Serviços”.

No panorama de pandemia global por causa do novo coronavírus, a organização da ABAE – Associação Bandeira Azul da Europa escolheu o tema “De volta ao mar, com a atitude de mudar”, onde apela à responsabilidade dos moradores no regresso às praias e a escolha da beira-mar como um local de bem-estar, desde que sejam cumpridas as recomendações das autoridades de saúde. 

Além da Bandeira Azul, a zona balnear da Arrábida conta novamente com as bandeiras de Praia Acessível e de Ouro e é considerada praia inclusiva para daltónicos pelo segundo ano consecutivo. A campanha da Bandeira Azul da Europa, promovida pela ABAE com o apoio da Comissão Europeia, começou em 1987 e está integrada no programa do Ano Europeu do Ambiente.

O objetivo é consciencializar a sociedade para a necessidade de proteção do ambiente marinho e costeiro e incentivar a realização de ações para a resolução destes problemas.

A Praia da Figueirinha atrai milhares de turistas todos os anos. Tal como Albarquel, a zona balnear da Figueirinha está a ser requalificada pela Câmara Municipal de Setúbal. Os areais vão receber novos passadiços de madeira, zonas de sombra, bancos de apoio, papeleiras e equipamentos para tornar o espaço mais acessível a pessoas com mobilidade reduzida.

tags: Associação Bandeira Azul da Europa, bandeira azul, Praia Acessível, Praia da Figueirinha, setúbal

outros artigos de na cidade

mais histórias de Setúbal