na cidade

Praça de Bocage ganha nova decoração com criatividade de 500 setubalenses

“Estendal da Liberdade” vai estar em exibição até 13 de julho, último dia da MAPS — Mostra de Artes Performativas de Setúbal.
São obras de arte.

“Uma colagem com uma ficha de preso político durante o fascismo, palavras soltas, desenhos e frases contra a discriminação”, entre dezenas de outros temas, como revela o Município de Setúbal, são alguns dos trabalhos que compõem o mais recente elemento de decoração da Praça de Bocage, desde dia 6 de julho, no âmbito da MAPS — Mostra de Artes Performativas em Setúbal.

Até 13 de julho, esta mostra, reunida com a participação de cerca de 500 pessoas, vai estar patente para todos os residentes e visitantes da cidade. O Estendal da Liberdade surgiu de um desafio lançado a toda a população de Setúbal pela Dar Cor à Vida — Associação Cultural, em parceria com a autarquia, no âmbito do projeto “po. voar — porque a rua é de todos”.

O objetivo é “refletir sobre o território e o espaço público através da inclusão pela arte e da democratização do acesso à cultura”. A lista de participantes nesta primeira edição da iniciativa incluiu grupos, como Centro Comunitário da União das Freguesias de Setúbal, APPACDM de Setúbal e GO Grupo das Oficinas — Bairro dos Pescadores e Grito do Povo, mas também alunos de escolas do concelho, artistas e cidadãos.

“Liberdade” é o tema da sexta edição da MAPS, que decorre até 13 de julho, no espaço d’A Gráfica — Centro de Criação Artística, e também em várias ruas da Baixa, com atuações de diversos artistas, que vão dar o seu contributo com “um movimento revolucionário, visionário, que vem da arte e de testemunhos plurais”.

Pretende alcançar-se a “possibilidade de fazer desta sociedade um lugar de partilha, de atenção, de escuta da diferença, de histórias e narrativas silenciadas, apagadas, abafadas. Seguimos atentos, sensíveis, amorosos”. A programação contempla performances, música, cinema, formações e outras iniciativas, com entrada gratuita.

Já que aqui está, carregue na galeria para conhecer toda a programação do Fórum Luísa Todi durante o mês de julho.

MAIS HISTÓRIAS DE SETÚBAL

AGENDA