O mar foi, durante séculos, uma das principais fontes de rendimento da população de Setúbal e, por isso, é inegável a ligação também com a cidade. Há a necessidade de relembrar esta relação através de várias iniciativas, como a que vai decorrer esta quarta-feira, 22 de novembro, no Cinema Charlot — Auditório Municipal.
“Encontro do Mar — História, Economia, Ambiente, Responsabilidade Social”, organizado pela AEZULMAR — Associação Economia Azul em parceria com a Câmara Municipal e a Administração dos Portos de Setúbal e Sesimbra, no âmbito das celebrações do centenário do porto, começa às 14 horas e o mote é a economia sustentável, dentro das “temáticas como desporto, história, economia, ambiente e responsabilidade social, que relacionam o porto e a cidade, tendo em conta a economia do mar sustentável e a economia circular”, explica a autarquia.
André Martins, presidente da Câmara Municipal de Setúbal, inicia a sessão com algumas palavras, às 14h15, seguindo-se a apresentação do programa e dos oradores que participam no evento, feita por Eduardo Almeida Faria, às 14h25. “A História e Evolução da cidade e do seu Porto de Setúbal” é o tema da primeira mesa-redonda, com início às 14h35, moderada pelo almirante Alexandre da Fonseca, com participação de Vítor Caldeirinha, que fala sobre a evolução da atividade portuária ao longo dos anos, Diogo Ferreira, com uma análise histórica de Setúbal e do porto, e João Delgado, que aborda a história da pesca no concelho, informa o município. Várias empresas ligadas à economia do mar apresentam vários pontos de vista no momento “Flash empresas”, às 15h40.
Segue-se a segunda mesa-redonda, desta vez moderada pelo almirante Gonçalves de Brito e com as intervenções de Isabel Moura Ramos, que apresenta o tema “O futuro do porto e seu impacto na Economia”, Tiago Pinho e Ricardo Salgado, que falam sobre “A formação para o futuro”, e Nuno Maia, que aborda a temática do “Associativismo e desenvolvimento local”. O presidente do conselho de administração da APSS, Carlos Correia, encerra o encontro, às 17h15. Durante a manhã, realizam-se atividades desportivas nas escolas do concelho, das 9 horas às 11h30, gratuitas e de entrada livre.
Já que estamos a falar de mar, carregue na galeria e descubra cinco receitas saudáveis e deliciosas para aproveitar as sobras de peixe e recorde ainda a sopa de quatro ingredientes que previne o envelhecimento.