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Passadeiras da Avenida Luísa Todi vão ser reabilitadas. Investimento é de 500 mil euros

A empreitada começou em setembro de 2024. Retornou em janeiro deste ano e só vai terminar, previsivelmente, em maio.
São 50 passadeiras.

Se tiver de passar na Avenida Luísa Todi durante os próximos meses, tenha em conta que a zona vai estar com alguns congestionamentos de trânsito, devido à continuidade das obras de reabilitação das passadeiras. Os trabalhos, que começaram a 2 de setembro do ano passado, com um “teste”, explica o Município de Setúbal, foram retomados e devem prolongar-se até maio.

O investimento, no valor de cerca de 500 mil euros, prevê o arranjo de 50 passadeiras. O primeiro trabalho [de setembro] “serviu para se fazerem ajustes ao nível da geometria da sobrelevação relativamente ao piso da faixa de rodagem, bem como do tipo de pedra a utilizar e da sua colocação”.

Assim, pretende-se “garantir que as passadeiras sejam o mais acessíveis e confortáveis possível para os peões e para as viaturas de emergência”, sendo que, no final de 2024, já foi construída “a primeira passadeira” com “os ajustes decididos”.

Agora, as obras centram-se em mais duas passadeiras: em frente à Casa da Baía e, na seguinte, em direção às praias da Arrábida. A empreitada “para reabilitar passadeiras em pedra e colocar redutores de velocidade no centro histórico de Setúbal” foi adjudicada à empresa Estrela do Norte — Engenharia e Construção, SA pelo valor de 452 mil, 444 euros e 46 cêntimos, ao qual acresce a taxa de IVA.

“Vão ser reabilitadas 47 passadeiras” na Avenida Luísa Todi, com “uma pedra especial aparelhada, que permite a execução de um piso mais liso” para que existam “melhores condições de mobilidade aos peões, além de também serem refeitas as bases em que a pedra assenta, para evitar abatimentos”. Além disso, vão ser “reabilitadas três passadeiras na Rua Amália Rodrigues”.

Adjudicada em 17 de abril do ano passado em reunião de Câmara, a empreitada visa “melhorar as condições de segurança e acessibilidades das passagens para peões existentes” e abrange a substituição de pavimentos, colocação de pavimento tátil pitonado e estriado, marcações rodoviárias e colocação de sinalização vertical e de “outros equipamentos balizadores e de redução da velocidade”.

As obras recomeçaram.

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