na cidade

Parque de Merendas da Comenda vai ser encerrado até ao final do ano

Os novos proprietários da Herdade da Comenda advertem ainda que a má utilização do espaço levará a um encerramento antecipado.
A presidente da autarquia quer mantê-lo aberto.

Esta quarta-feira, 22 de janeiro, o vereador do PS na Câmara Muncipal de Setúbal, Paulo Cruz Lopes, expôs em reunião pública algumas preocupações quanto à utilização da Herdade da Comenda, Parque das Merendas da Comenda e trilhos para desportos na floresta. Segundo o site “Diário do Distrito”, as questões do vereador do PS prendem-se com o uso público de aquilo que é agora uma propriedade privada.

A famosa Herdade da Comenda, na Arrábida, em Setúbal, foi vendida no final do ano passado pela família do antigo proprietário, António Xavier de Lima, à empresa Seven Properties. Os terrenos estavam ao abandono desde a morte do empresário em 2009 e estiveram no mercado durante vários anos.

Os novos proprietários aceitaram a utilização do parque durante 2020, estando previsto o seu encerramento ao público no final do ano. No entanto, Maria das Dores Meira — presidente da Câmara Municipal de Setúbal — afirmou que vai lutar para que o espaço continue aberto depois desse prazo.

Apesar de ter sido dado o prazo de um ano, os proprietários afirmaram que o mau uso por parte da população pode levar a uma decisão definitiva, reforçando que não querem ali “acampamentos e fogueiras junto à casa”.

Nas semanas que se sucederam à venda do espaço, foram colocadas dezenas de placas de propriedade privada a proibir a entrada nos terrenos abrangidos pela Herdade, desde a zona da estrada de Albarquel, Vale da Comenda, Rasca, Aldeia Grande, entre outros locais.

Uma das áreas que atualmente se encontra vedada à circulação é o parque de estacionamento junto à Praia de Albarquel. Nas placas, pode ler-se “a invasão de propriedade privada é crime previsto e punido pelo artigo 191.º do código penal com pena de prisão”. Apesar desta delimitação, o acesso pedonal até à zona balnear mantém-se aberto, não estando em risco a circulação dos banhistas.

tags: herdade da comenda, parque de merendas da comenda, setúbal

outros artigos de na cidade

mais histórias de Setúbal