Desde 2021 que o Parque de Merendas da Comenda estava interdito à entrada de qualquer pessoa que não fosse dono da Herdade. Depois da Câmara Municipal de Setúbal ter retirado as vedações, em janeiro deste ano, e assumido a gestão da área, em maio, o espaço reabriu ao usufruto da população e as melhorias têm sido progressivas. Desta vez, a autarquia está a instalar novas churrasqueiras, mesas e bancos.
Estamos a falar de um local onde, durante várias décadas, centenas de famílias e amigos se juntavam para passar momentos de convívio e lazer. Para manter a tradição e assinalar a reabertura “à utilização pública” do Parque de Merendas da Comenda, o Município de Setúbal e a União das Freguesias de Setúbal vão organizar este sábado, 18 de novembro, um magusto de São Martinho, pelas 14 horas.
O novo mobiliário urbano resultou de um investimento superior a 35 mil euros, assumido pela autarquia sadina, que “adquiriu três dezenas de mesas e respetivos bancos em betão armado, das quais 20 já se encontram colocadas e ao serviço da população, assim como seis churrasqueiras, a instalar, juntamente com o restante mobiliário, até ao final do mês” de novembro.
O Parque de Merendas da Comenda já recebeu várias melhorias nos últimos meses, com destaque para a recuperação da ponte pedonal e das instalações sanitárias, a colocação de sinalética e a instalação de guardas de madeira numa escada de acesso à estrada, sendo igualmente assegurada pelas autarquias a limpeza e manutenção do espaço.
Recorde-se que foi em setembro de 2021 que a cidade acordou com a notícia de que o Parque de Merendas da Comenda tinha sido fechado à população, pelos donos da Herdade. Apesar de a Herdade ter sido comprada por 16 milhões de euros pela Seven Properties, em dezembro de 2019, até essa data, o parque permaneceu aberto para os piqueniques das famílias.
Nas placas, dizia que o espaço iria dar lugar ao Arqueosítio da Comenda — Centro Interpretativo e as escavações arqueológicas, a realizar no futuro, estariam autorizadas pela Direção-Geral do Património. Estava ainda o aviso de que era propriedade privada. Em outubro do mesmo ano, a população revoltou-se contra o encerramento do parque e alegou que aquela zona pertencia ao domínio público marítimo.
Depois de ter retirado, a 16 de janeiro, as vedações colocadas ilegalmente para devolver à população o usufruto do Parque de Merendas da Comenda, a Câmara assumiu, a 12 de maio, competências de gestão da área num protocolo com a administração central, através da Agência Portuguesa do Ambiente.
Como o espaço fica em pleno Parque Natural da Arrábida, pode aproveitar para dar umas caminhadas ou correr. Carregue na galeria para conhecer algumas sugestões de sapatilhas.