na cidade

Os Santos Populares chegam ao Troino este fim de semana — a entrada é livre

A festa acontece nos dias 10 e 11 de junho. Há música, comida, gins e atividades para os miúdos.
É uma festa portuguesa, com certeza.

Os Santos Populares são uma das festas mais tradicionais de Lisboa e do Porto. Assim que chega o mês de junho, é obrigatório visitar os arraiais, comer sardinhas no pão e beber cerveja. A Associação Bairro Cool quis trazer esta tradição para o bairro de Troino, em Setúbal, tendo agendado o Santos ao Léu 2022 para os próximos dias 10 e 11 de junho.

O Santos ao Léu, evento que se fundiu com o Troino ao Léu, acontece já esta sexta-feira, dia 10 de junho, das 17 horas à uma da manhã, e, no sábado de dia 11 de junho, das 11 horas à uma da manhã, no bairro de Troino. A entrada é livre.

Animação de vários artistas, artesãos, pequenos produtores, comida, música e atividades para os miúdos é o que pode esperar desta festa. A animação musical está ao cargo da ACNI — Setúbal Academy que terá o palco do bairro de Troino à sua disposição para divertir o público.

Com o objetivo de valorizar os artistas setubalenses, o cartaz do evento conta com as atuações do DJ Diogo Ferreira, da cantora Bruna Leonor, do músico brasileiro Kevin e de artistas de hip hop e beatboxing.

Haverá vários restaurantes com ementas especiais para estes dias e uma das novidades deste ano é a parceria da Associação com a Gin Sul que irá disponibilizar gins para os visitantes. A acompanhar com esta bebida pode também degustar um marisco muito conhecido de Setúbal: as ostras.

Para os miúdos haverá animação com o Mundo da Zingarela, carpintaria com Alfredo Marceneiro e várias atividades da Associação SpaceKraft, que terá uma pista de dança no exterior da loja com música ao vivo por DJ locais, durante o dia 11 de junho, sábado. Haverá ainda uma atuação com bolas de sabão, da artista ucraniana Iryna Munich e de malabarismo, de Sofia Santos.

Como não podia deixar de ser, não fosse esta festa dos Santos Populares, pode contar também com jogos tradicionais, manjericos com quadras, rifas e até um leilão silencioso de peças de vestuário vintage.

MAIS HISTÓRIAS DE SETÚBAL

AGENDA