na cidade

Os murais de arte urbana mais incríveis e instagramáveis de Setúbal

A New in Setúbal escolheu os murais mais giros do concelho, pintados por Smile, Explicit Citizens, João Samina e Gonçalo Mar.
Mural do túnel da Figueirinha da autoria do artista Smile.

Nos útimos anos, Setúbal transformou-se numa verdadeira galeria de arte urbana, com vários murais incríveis e super instagramáveis. Inspirados na fauna e flora da serra Arrábida, na pesca ou nas tradições e costumes setubalenses, há murais espalhados pelas principais avenidas da cidade e nem mesmo as montras da Baixa escaparam a esta onda criativa.

Quase todos os meses, as paredes de alguma zona da cidade ganham novas cores, pela mão de artistas locais e nacionais. Por exemplo, Ivo Santos, natural de Odivelas e conhecido por Smile, tem murais em vários pontos do concelho de Setúbal, com destaque para as obras dos tunéis da Figueirinha e das praias da Arrábida.

A maioria dos seus trabalhos está relacionada com a fauna e flora da região e todos pretendem alertar para o problema da extinção das espécies e perda da biodiversidade. 

O coletivo de artistas independentes setubalense Explicit Citizens também é autor de várias obras de arte urbana no concelho. Os padrões são sempre coloridos e alguns dos temas passam pela natureza, situações do dia a dia ou referências à própria história do bairro, onde se encontram.

Os murais mais recentes fazem parte do Projeto Crescer e foram pintados nas fachadas dos edifícios da antiga urbanização da CHE Setúbal — Cooperativa de Habitação e Construção Económica de Setúbal.

Gonçalo Mar, do concelho do Seixal, é outros dos artistas de arte urbana, com trabalhos em Setúbal. O seu mural “Jardins Efémeros”, junto ao futuro Parque Urbano da Várzea, é inspirado na relação do homem com a natureza. 

Na lista de obras de arte urbana da cidade, destacamos o trabalho do setubalense João Samina, na fachada do Centro Comercial Alegro Setúbal. A obra “Setúbal, Cidade e Mar” é inspirada na pesca, indústria conserveira, e na profunda ligação da cidade com o mar. 

Por último, selecionámos o mais recente mural de arte urbana, pintado na zona das Fontainhas, em Setúbal, pela artista espanhola Elena González, em colaboração com o realizador setubalense Pedro Estevão Semedo. O trabalho, promovido no âmbito do Encontro pela Paz, partilha uma mensagem de paz e alerta para a importância da harmonia entre a vida humana e o respeito pela natureza.

De seguida carregue na galeria para conhecer melhor as obras de arte urbana do concelho de Setúbal.

MAIS HISTÓRIAS DE SETÚBAL

AGENDA