na cidade

Os leitores decidiram: esta é a freguesia com as iluminações mais bonitas de Setúbal

Estiveram na corrida as quatro freguesias do concelho. As escolhas dividiram-se entre três, mas já temos o grande vencedor.
A Praça de Bocage (DR: CMS)

Seja de carro ou durante um passeio noturno, a verdade é que Setúbal está especialmente bonita nesta altura do ano. Há várias cores, formatos e muita luz a dar mais cor e brilho aos vários cantos e bairros do concelho, com locais a terem as iluminações mais concentradas e outros sítios com apontamentos nas zonas mais periféricas – ainda assim, o encanto natalício é indiscutível.

Durante a época do Natal em Setúbal 2023, que começou precisamente um mês antes do Natal, a 25 de novembro, e termina dia 7 de janeiro, são dezenas de atividades e iniciativas que a autarquia proporciona para o divertimento de toda a população. Há o Mercado de Natal, também ele enfeitado a rigor, e, claro, a Feira de Natal, com diversões para os mais pequenos, mas também para os adultos, além dos vários stands com petiscos (e chocolate quente). Pode conhecer a programação completa no site oficial do município. 

Como também manda a tradição, a New in Setúbal fez uma nova votação este ano para saber a opinião dos setubalenses quanto à freguesia com a iluminação mais bonita, entre Azeitão, União das Freguesias de Setúbal, São Sebastião, Gâmbia—Pontes—Alto da Guerra e Sado. O desafio foi lançado na passada quarta-feira, 6 de dezembro, e terminou a 13 do mesmo mês. Durante uma semana, os leitores tiveram oportunidade de votar na favorita e já sabemos quem foi a vencedora.

A União das Freguesias de Setúbal ocupou o primeiro lugar do pódio com cerca de 57 por cento dos votos. Estamos a falar da zona histórica, da Baixa setubalense, de toda a Avenida Luísa Todi, da Avenida dos Combatentes da Grande Guerra, da zona do Bonfim e também da Avenida 5 de Outubro — alguns dos locais mais emblemáticos da cidade, cheios de luzes que brilham e enchem de espírito natalício às ruas por onde passam centenas de pessoas.

O Largo da Misericórdia.

Em segundo lugar, ficou São Sebastião, com 31 por cento dos votos e a ocupar o último lugar do pódio está Azeitão, com 7 por cento. No caso da primeira freguesia, destacam-se as várias rotundas com pormenores alusivos à quadra festiva, mas também a árvore de Natal gigante na rotunda dos “Golfinhos”, à entrada de quem chega pela autoestrada. Na vila de Azeitão, a Praça da República recebeu luzes e uma árvore de Natal no centro, como símbolo de desejo de boas festas.  

Se ainda não teve oportunidade de ver as iluminações de Natal, carregue na galeria para ver como está enfeitada a cidade de Setúbal este ano.

ver galeria

MAIS HISTÓRIAS DE SETÚBAL

AGENDA