na cidade

Os leitores da NiS decidiram: este é o spot mais instagramável da Arrábida

Dez zonas da serra foram a votos. A luta foi renhida mas já temos o vencedor.
Tem uma vista soberba.

Antigamente, sempre que as famílias iam de férias para um sítio bonito, nunca podia faltar a máquina Kodak para tirar fotos. Só que, ao contrário do que acontece hoje, era preciso ter cuidado para não desperdiçar o rolo, já para não falar das imagens que se estragavam quando os negativos eram revelados. 

Felizmente, o mundo mudou e qualquer pessoa consegue tirar centenas de imagens apenas com o telemóvel e adicionar filtros para ter o feed perfeito. Na lista de spots instagramáveis de Setúbal, está, sem dúvida, a serra da Arrábida. As paisagens incríveis, as praias de água cristalina e areia branca e os trilhos secretos perfeitos para fazer trekking fazem dela um sítio de paragem obrigatória. 

Por tudo isso, a New in Setúbal lançou na semana passada mais uma votação para saber qual é, na opinião dos nossos leitores, o spot mais instagramável do Parque Natural da Arrábida. Para lhe facilitar a tarefa, escolhemos dez espaços da serra da Arrábida.

O Alto do Formosinho, a Sétima Bataria do Outão, o Cabo Espichel, o Convento da Arrábida, a Estação Arqueológica do Creiro, o Forte de Albarquel, o Forte de Santa Maria da Arrábida, a Lapa de Santa Margarida, o Miradouro da Arrábida e o Portinho da Arrábida foram os nossos candidatos. 

Tal como prometido, esta terça-feira, 24 de agosto revelamos-lhe os resultados. O grande vencedor foi o miradouro do Portinho da Arrábida, que alcançou 66 por cento dos votos dos leitores. Em segundo lugar ficou o Portinho da Arrábida com 17 por cento e, por último, o Convento da Arrábida, com seis por cento.

Este miradouro fica na estrada N379-1 e, se nunca esteve lá, não vai ter dificuldade em encontrá-lo uma vez que há sempre filas de carros e motas paradas à beira da estrada para tirar uma foto. Tem um longo estrado de madeira e é conhecido por ser a rampa de voo livre da Arrábida. A inclinação do estrado cria a ilusão de que estamos a cair da rampa ou simplesmente supensos.

Não muito longe fica também o Portinho da Arrábida, o nosso segundo classificado na votação, e o Convento da Arrábida, que ocupa o terceiro lugar do pódio da NiS. Este monumento, construído no século XVI, tem cerca de 25 hectares que constituem o denominado Convento Antigo, situado na parte mais alta da serra, o Convento Novo a meio da encosta, o Jardim e o Santuário do Bom Jesus.

Foi fundado em 1542 por Frei Martinho de Santa Maria, um franciscano espanhol a quem D. João de Lencastre, primeiro duque de Aveiro, cedeu o terreno da encosta da Arrábida.

Aqui está o miradouro do Portinho da Arrábida, o vencedor desta votação.

MAIS HISTÓRIAS DE SETÚBAL

AGENDA