na cidade

Os leitores da NiS decidiram: este é o mural de arte urbana mais bonito de Setúbal

Seis obras do concelho foram a votos. A luta foi renhida, mas já temos um vencedor.
Consegue adivinhar qual é?

A cidade do Sado sempre foi conhecida pelas suas paisagens únicas, pela beleza da Serra da Arrábida e praias incríveis. Agora, os cenários bonitos também podem ser apreciados em vários pontos centrais de Setúbal. Isto porque há murais de arte urbana incríveis espalhados por todo o lado e é impossível não dar por eles.

Nos últimos tempos, as paredes de algumas zonas de Setúbal ficaram mais coloridas e deram um novo ar à cidade. Quase já nem precisa de ir a um museu para ver uma verdadeira galeria de arte. No ano passado foram muitas as obras que surgiram no concelho algumas delas inspiradas nas tradições de Setúbal, outras na flora da Serra da Arrábida.

Junto à rotunda da Praça de Portugal, o coletivo Explicit Citizens pintou duas obras nos edifícios da antiga urbanização da CHE Setúbal ‒ Cooperativa de Habitação e Construção Económica de Setúbal. O artista Gonçalo Mar deu cor a uma parede na Avenida Jaime Rebelo, onde está representada uma raposa gigante. Nas paredes das Praias do Sado surgiu ainda um flamingo, pelas mãos do artista Ivo Santos, mais conhecido por Smile.

Estes murais de arte urbana juntaram-se aos outros mais antigos e agora há obras lindas espalhadas por toda a cidade. Por esse motivo, a New in Setúbal lançou uma votação na semana passada para saber qual é, na opinião dos nossos leitores, o mural de arte urbana mais bonito do concelho de Setúbal.

A votação começou no passado dia 6 de janeiro, quinta-feira, e terminou nesta quinta-feira, 13 de janeiro. Foram a votos seis obras da cidade e a luta foi bastante renhida. Os votos foram contados e esta sexta-feira, dia 14, apresentamos-lhe os resultados.

O grande vencedor foi o mural de arte urbana do túnel da Figueirinha. A obra de Smile foi a mais votada e conquistou 44 por cento dos votos. Logo a seguir, no segundo lugar do pódio da NiS ficou a obra do coletivo Explicit Citizens, com 25 por cento dos votos. Em terceiro lugar ficou a raposa pintada por Gonçalo Mar, na Avenida Jaime Rebelo com dez por cento dos votos. 

O artista Smile já é um nome bem conhecido entre os setubalenses, até porque é ele o autor de muitos dos murais da cidade. Apesar de ter nascido em Odivelas, Lisboa, já confessou à NiS que tem “uma forte ligação artística” com Setúbal. Já deixou a sua marca em locais como o Parque de Vanicelos, Bairro da Bela Vista, Casa do Largo ‒ Pousada da Juventude, EcoParque do Outão e, claro, nos túneis de acesso às praias da Arrábida. 

As obras que decoram o túnel de uma das praias mais famosas da cidade são tão conhecidas que se tornaram num ponto de paragem obrigatória para muitos turistas. O desafio de dar uma nova cor aos túneis foi lançado pelo município de Setúbal. 

O mural de arte urbana escolhido pelos setubalenses é uma recriação do fundo do mar e tem golfinhos, polvos, alforrecas e um mergulhador. Assim que se passa por lá, sentimos que também nós estamos a dar um mergulho. 

A New in Setúbal falou com o artista Smile, que reagiu à notícia com entusiasmo: “É com enorme orgulho ver o meu trabalho reconhecido, apesar de já ter quase três anos, as pessoas continuam a gostar do processo final e o túnel passou a ser um ponto turístico, o que me deixa muito feliz”. 

Carregue na galeria para ficar a conhecer algumas das obras do artista Smile. 

 

MAIS HISTÓRIAS DE SETÚBAL

AGENDA