na cidade

Os leitores da NiS decidiram: este é o melhor jardim de Setúbal

16 zonas do concelho foram a votos. O resultado foi renhido, mas já temos um vencedor.
O vencedor foi o Parque Urbano de Albarquel.

Os jardins são espaços icónicos em qualquer cidade e fazem parte do nosso imaginário de infância. Com a chegada da primavera, os espaços verdes enchem-se de famílias e miúdos que aproveitam para brincar e apanhar sol. Nesta fase da pandemia, os jardins são mesmo a melhor opção para desconfinar em segurança, já que são espaços ao ar livre, onde é assegurado o distanciamento físico.

No concelho de Setúbal há vários espaços verdes perfeitos para visitar em qualquer altura do ano. Uns têm parques infantis, aparelhos para praticar exercício físico, campos desportivos, estátuas, pistas de atletismo e ciclismo, entre outros equipamentos. Por tudo isto, a New in Setúbal lançou uma nova votação para os seus leitores elegerem o melhor jardim.

Fizemos uma lista com 16 jardins e parques do concelho. Os leitores tiveram uma semana para decidir e, depois de uma votação bastante renhida, já temos os resultados. O grande vencedor foi o Parque Urbano de Albarquel, com 34 por cento dos votos. Logo a seguir, o segundo lugar do pódio foi ocupado pelo famoso Jardim do Bonfim, que reuniu 23 por cento dos votos. Em terceiro lugar ficou o Jardim de Vanicelos, no bairro do Liceu, conquistando 11 por cento da opinião dos leitores.

O Parque Urbano de Albarquel é, sem dúvida, um dos spots mais cool da cidade. O espaço verde, que integrou o conjunto de projetos do programa Polis de Setúbal, foi inaugurado em maio de 2008 e deu uma nova vida à frente ribeirinha. Fica mesmo no sopé da serra da Arrábida e tem uma vista incrível sobre a baía de Setúbal e a Península de Tróia.

Além da vista, o parque é perfeito para os amantes de desportos náuticos, caminhadas, ciclismo e piqueniques. Ao todo, conta com cerca de quatro hectares equipados com café-bar, esplanada, restaurante, um parque infantil, aparelhos de manutenção e um parque de estacionamento gratuito.

Há várias zonas de lazer.

Se quiser ter uma vista panorâmica ainda melhor, pode sempre subir os cerca de 70 degraus das escadas de acesso ao restaurante e passar pelo miradouro do Parque Urbano de Albarquel.

No espaço estão também instalados o Centro Municipal de Atividades Subaquáticas, o Centro Náutico Municipal, o novo Centro Municipal de Natação em Águas Abertas e o Centro Municipal de Atividades de Natureza, conhecido como GOarrábida. Este último equipamento é destinado ao apoio de práticas desportivas com destaque para as modalidades de BTT, trail running, pedestrianismo e escalada.

A área para piqueniques.

MAIS HISTÓRIAS DE SETÚBAL

AGENDA