na cidade

O truque para gozar 49 dias de férias em 2025 (gastando apenas 22)

O próximo ano traz várias oportunidades para ter vários dias de descanso. Só precisa de se organizar.
Atente aos truques.

A poucos meses do final do ano, muitos portugueses já só pensam nas escapadinhas e férias que querem marcar para 2025. Por isso, está na altura de agarrar na agenda, olhar para o calendário do próximo ano e perceber quais os feriados, pontes e fins de semana que pode aproveitar.

Caso se organize bem, vai poder desfrutar de até 48 dias de férias — ou 49, caso trabalhe em Lisboa. Para isso, basta tirar partido de todos os dias livres e juntá-los aos 22 dias úteis de férias remuneradas a que tem direito por cada ano civil.

A forma mais simples de começar é olhar para os fins de semana prolongados. No próximo ano, vão haver cinco feriados nacionais que calham à sexta ou à segunda-feira e que deve apontar.

A lista inclui a sexta-feira Santa (18 de abril), o 25 de abril (sexta-feira), a Assunção de Nossa Senhora (15 de agosto, sexta-feira), a Restauração da Independência (1 de dezembro, segunda-feira) e o Dia da Imaculada Conceição (8 de dezembro, segunda-feira). 

Acrescenta-se ainda o dia de Santo António, que acontece a uma sexta-feira, dia 13 de junho, para todos os portugueses que trabalham em Lisboa. É o sexto fim de semana prolongado do ano.

Seguem-se as pontes, sendo que pode tirar férias nos dias antes ou depois do Dia do Trabalhador (1 de maio, quinta-feira), Dia de Portugal (10 de junho, terça-feira), Corpo de Deus (19 de junho, quinta-feira) e, claro, o Natal (25 de dezembro, quinta-feira).

Nas redes sociais, vários utilizadores têm partilhado formas de transformar, então, 22 dias úteis em 48 dias de férias. O truque passa por marcar o descanso entre 18 de abril a 4 de maio (oito dias úteis), entre 6 e 22 de junho (oito dias úteis, em Lisboa), entre 14 e 17 de agosto (um dia útil) e entre 29 de novembro e 8 de dezembro (quatro dias úteis).

MAIS HISTÓRIAS DE SETÚBAL

AGENDA