As Festas de Nossa Senhora do Rosário de Tróia trazem o tradicional círio fluvial, a 15 de agosto, segunda-feira, com a participação de dezenas de embarcações engalanadas entre a Caldeira e Setúbal. Estão de volta as tradicionais festas da comunidade piscatória de Setúbal, que vão decorrer este mês de agosto entre os dias 10 e 15.
A organização ficou a cargo da Comissão de Festas de Nossa Senhora de Tróia com o apoio da Câmara Municipal de Setúbal, que apresenta o programa habitual, depois de dois anos de condicionamentos devido à pandemia. O início das festividades dá-se com o tríduo em honra da padroeira, sempre a partir das 21h30, na Igreja de São Sebastião, em Setúbal.
No sábado, dia 13, logo pela manhã, às 8 horas, é dada a habitual alvorada na cidade e às 15 horas, acontece a missa por alma dos marítimos falecidos na Igreja de São Sebastião. Do mesmo local, às 15h50, sairá a procissão para Tróia, acompanhada pela banda da Sociedade Musical Capricho Setubalense e pela Banda Musical Charranga, de Sarilhos Grandes.
Os festejos prosseguirão em Tróia, na zona da Caldeira, fechando o quarto dia de celebração com uma procissão de velas pela praia, às 21h30, e um baile com o grupo Contraponto, às 22 horas.
Dia 14, domingo, a alvorada soa em Tróia para uma manhã de missa, às 10h30, seguida de uma procissão pela praia que será acompanhada pela Banda Musical Charranga. Segue-se uma tarde de atividades na praia até ser dado o início ao concurso de barcos engalanados, às 17 horas. A noite será de muita animação com baile trazido pelo cantor João Carlos e terminará com o habitual fogo de artificio.
No feriado de 15 de agosto, a manhã iniciará com a missa pelos marítimos falecidos e suas famílias, às 10 horas, seguida de divertimentos na praia, a partir das 11 horas, e da distribuição dos prémios do concurso de barcos engalanados, prevista para as 11h30.
A imagem de Nossa Senhora do Rosário de Tróia é transportada da Caldeira de volta para Setúbal, às 17h45, no círio fluvial o momento mais ansiado das festividades.