na cidade

O seu filho tem medo de ir ao médico? Este evento vai ajudá-lo

A 21.ª edição do Hospital dos Pequeninos decorre nos dias 18 e 19 de março, no Cais 3 do Porto de Setúbal.
A entrada é livre.

Para a maioria dos miúdos, uma ida ao médico é um pavor imenso. Só o facto de se depararem com um adulto vestido de bata branca e saber que vão ser auscultados parece suficientemente assustador.

Os pais podem reunir todos os esforços e mais alguns para convencer os filhos que não será assim um momento tão desafiante como parece. No entanto, a tarefa não é fácil. A pensar nestes casos, a Associação de Estudantes da Faculdade de Medicina de Lisboa (AEFML) criou o projeto do Hospital dos Pequeninos, com o objetivo de fazer com que os mais novos percam o medo de ir ao médico. 

Por isso, se o seu mais novo é um destes exemplos, marque na agenda os dias 18 e 19 de março, sábado e domingo, no Cais 3 do Porto de Setúbal. A 21.ª edição do Hospital dos Pequeninos tem como tema os dinossauros. Além da redução do medo nas idas ao médico, a atividade que conta com a parceria da Câmara Municipal e a APSS — Administração dos Portos de Setúbal e Sesimbra, pretende ainda ajudar os miúdos a compreenderem o trabalho desenvolvido pelos profissionais de saúde e promover hábitos e estilos de vida saudáveis.

O Hospital dos Pequeninos, que em Setúbal já teve três edições presenciais e uma online, pode ser visitado das 10 às 17 horas, de forma gratuita, sendo dirigido a miúdos entre os três e os sete anos, os quais devem comparecer na nave 2 do Cais 3 acompanhados de bonecos que apresentam as mais variadas queixas para fazerem de pacientes.

Depois de aguardarem na sala de espera, os bonecos das crianças passam pela triagem, onde são sujeitos a uma primeira observação por parte dos estudantes de medicina, para se tentar perceber o que perturba os brinquedos. O circuito de saúde especialmente preparado para os mais pequenos inclui a descoberta de várias valências hospitalares, como a sala de imagiologia, o laboratório de análises clínicas, o serviço de desinfeção, o bloco de cirurgia, a sala de tratamento e a farmácia.

O projeto Hospital dos Pequeninos foi iniciado pela Associação Europeia de Estudantes de Medicina (EMSA na sigla em inglês), que reúne associações de estudantes de vários países europeus e conta com a participação de países como Suécia, Alemanha, Áustria, Croácia e Reino Unido.

MAIS HISTÓRIAS DE SETÚBAL

AGENDA