na cidade

O refúgio rural só para adultos a um passo das praias de Sesimbra

As Zambujal Suites nasceram em 2022 e incluem três quartos com vista para um pomar e uma piscina infinita.

“Sempre fui uma pessoa de ter um plano B”, começa por explicar Carlos Augusto, que aos 56 anos pôs em prática a estratégia que é o sonho de muitos. Em 2022, após uma experiência na restauração que jurou não repetir, colocou-se em campo e encontrou não só o local da sua nova casa, mas também um espaço para acolher hóspedes num ambiente rural junto à costa de Sesimbra.

As Zambujal Suites, abertas desde 2022, são sobretudo “um espaço só para adultos” onde se “preserva a privacidade” em paz e sossego. Mas a história começa em França, local de nascimento do proprietário, filho de emigrantes originários de Mirandela.

Regressou ainda jovem a Trás-os-Montes para estudar até se mudar definitivamente para Lisboa. Formado em Engenharia Mecânica, fez o percurso tradicional, até decidir começar a tratar de uma alternativa à profissão principal.

Durante três anos foi dono de um restaurante na Graça, em Lisboa, que acabou por deixar para trás. “É muito trabalhoso e comecei a ficar saturado”, recorda. A morar em Lisboa, começou a arrendar o apartamento que tinha em Sesimbra a turistas. Daí surgiu também a ideia de apostar num alojamento local que, inicialmente, pensou em criar por terras transmontanas, mas a escolha acabou por recair no Zambujal, em Sesimbra.

O terreno foi uma “oportunidade de investimento” onde instalou a sua casa e, a seguir, três suítes que hoje estão abertas a quaisquer hóspedes. Foi um processo demorado que levou mais de três anos, entre licenciamento e construção.

Cada uma das suítes independentes tem cerca de 30 metros quadrados e aproveitam o declive natural do terreno para alargar a vista das respetivas varandas. As características mais acidentadas do terreno motivaram também a decisão de manter o alojamento apenas para adultos.

Além das muitas árvores de fruto e dos animais — fruto da experiência pessoal da infância de Carlos numa quinta, que o levou a tratar de tudo pelas próprias mãos —, o terreno desemboca numa ampla piscina infinita com 36 metros quadrados, dotada de um honesty bar onde tudo está à disposição (e honestidade) dos hóspedes.

Incluído na estadia e a cargo de Carlos está o pequeno-almoço, deixado todas as manhãs numa pequena caixa à porta de cada suíte, composta por leite, sumo de laranja, iogurte, cereais, fruta, queijos e bolo caseiro.

No que toca a refeições, uma das novidades deste ano é a zona comum que inclui uma cozinha e uma sala de jantar, que permite que um grupo de várias pessoas alugue o espaço só para si e tenham um local para convívio. Os preços por noite variam entre os 85€ e os 175€ em época alta.

Carregue na galeria para ver mais imagens do alojamento.

MAIS HISTÓRIAS DE SETÚBAL

AGENDA