na cidade

O paraíso aqui tão perto: há 4 praias com qualidade de “ouro” na Arrábida

O prémio da Quercus foi atribuído tendo em conta critérios relacionados com a avaliação da água, entre outros.
A Praia de Galapinhos foi uma delas.

As praias da Arrábida são, cada vez mais, procuradas pela beleza da envolvência, já que estão inseridas num dos patrimónios naturais do País mais reconhecidos e preservados, mas também pelas águas cristalinas que, sem exceção, percorrem a costa da região. E não só os setubalenses e os visitantes que o dizem — há análises e relatórios que o comprovam.

Exemplo disso é o mais recente galardão atribuído a quatro praias do concelho de Setúbal, com o nível de “Praia com Qualidade de Ouro”. São elas Figueirinha, Galapinhos, Galapos e Portinho da Arrábida, distinguidas pela qualidade da água pela Quercus — Associação Nacional de Conservação da Natureza.

Este prémio “distingue as zonas balneares que nas cinco épocas balneares anteriores à última, ou seja, de 2018 a 2022, tenham recebido a nota de “Excelente” na avaliação da qualidade da água”, explica a Câmara Municipal de Setúbal.

Além disso, o selo só é atribuído “caso todas as análises à água realizadas na última época balnear, neste caso em 2023, apresentem resultados melhores em relação a alguns índices específicos, designadamente bacterianos”. Também no ano passado, era necessário que não tenha existido “qualquer tipo de ocorrência ou aviso de desaconselhamento da prática balnear, proibição da prática balnear ou interdição temporária da praia”.

Em 2024, o galardão Qualidade de Ouro foi atribuído a 420 praias do País, mais 26 do que no ano passado. Recorde-se que a Praia da Figueirinha, em específico, ostentou em 2023, pelo 15.º ano consecutivo, a Bandeira Azul, galardão atribuído a zonas balneares mediante avaliação criteriosa relacionada com qualidade ambiental, segurança e conforto da população.

Já que aqui está, e tendo em conta que o tema é a Serra da Arrábida, percorra a galeria e conheça algumas sugestões de trilhos que pode fazer para conhecer a região.

MAIS HISTÓRIAS DE SETÚBAL

AGENDA