na cidade

O Pai Natal precisa de ajuda para encontrar os presentes na Herdade da Mourisca

Nesta atividade, direcionada para a família inteira, a tarefa é simples: explorar todos os cantos até encontrar um tesouro escondido.
Há um certificado para o melhor explorador.

O Pai Natal está frustrado e tem razões para isso. Passou o ano inteiro a preparar os presentes no Polo Norte, para entregar aos miúdos bem-comportados na noite da Consoada. O problema é que, agora que estamos cada vez mais perto da data, ele perdeu todos os desejos das cartas enviadas, algures na Herdade da Mourisca — e precisa de ajuda para as encontrar.

Esta é a premissa do programa “As Prendas Perdidas do Pai Natal”, que vai decorrer no Moinho de Maré da Mourisca, no dia 15 de dezembro, domingo, das 14 às 17 horas. O grande objetivo é desvendar enigmas e conhecer novas histórias de Natal, que estão espalhadas pela herdade, numa verdadeira “caça ao tesouro”, como explica a Câmara Municipal de Setúbal, organizadora do evento.

Todos os aventureiros “recebem a missão de encontrar os presentes perdidos”. Nos sítios que estão marcados, “além de encontrarem uma pista para o próximo local, participam numa atividade criativa que reflete a cultura e as tradições de Natal”, garante a organização. A melhor parte é que, no fim da iniciativa, quem finalizar com sucesso o percurso, recebe o certificado de “Ajudante do Pai Natal”.

A iniciativa é gratuita, mas com necessidade de fazer uma doação de bens alimentares, que vai reverter para a Associação de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente Mental de Setúbal (APPACDM). O número mínimo de participante é de oito pessoas, e o máximo, 30. O prazo de inscrição termina no dia 12 de dezembro, quinta-feira.

Localizado numa zona de sapal, salinas e montado — e rodeado por terrenos usados, noutro tempo, para o cultivo de arroz —, o moinho de maré é um exemplo de arquitetura tradicional, possivelmente do século XVII. O da Herdade da Mourisca é um dos quatro moinhos de maré conhecidos no estuário do Sado e esteve em funcionamento até aos anos 50. 

Já que estamos a falar de Natal, carregue na galeria para ver como está decorada a cidade. 

MAIS HISTÓRIAS DE SETÚBAL

AGENDA