na cidade

O novo Interface de Transportes de Setúbal vai começar a funcionar em novembro

O terminal, na Praça do Brasil, vai ter um parque subterrâneo com capacidade para mais de 100 carros.
O novo terminal. Foto: Município de Setúbal.

É oficial: o novo Interface de Transportes de Setúbal, na Praça do Brasil junto à atual estação de comboios vai começar a funcionar em novembro deste ano. Tal como a New in Setúbal já tinha avançado, o projeto vai juntar num só local, opções de transporte coletivo rodoviário e ferroviário, que, atualmente, se encontram em sítios diferentes da cidade e um parque de estacionamento subterrâneo com capacidade para 122 lugares.

A empreitada, conduzida pela Câmara Municipal de Setúbal, resultou num investimento de mais de quatro milhões de euros e contou com o apoio de fundos comunitários. O novo terminal tem perto de 3500 metros quadrados e capacidade para 18 autocarros. A estas novas valências junta-se uma zona para parqueamento de 12 bicicletas, a BiciBox, e um espaço de apoio aos ciclistas para pequenas reparações.

De acordo com a nota enviada pela autarquia, “por vontade do município e em resultado de um concurso público lançado pela Área Metropolitana de Lisboa haverá em breve novas carreiras em todo o concelho, numa rede muito reforçada, e autocarros novos a circular, no que constituirá acentuada melhoria do serviço prestado à população de todo o concelho, da Gâmbia a Azeitão”.

O consórcio de empresas Alsa Todi, vencedor do concurso público para o Lote 4 da AML, que inclui os concelhos de Alcochete, Moita, Montijo, Palmela e Setúbal, substitui a TST – Transportes Sul do Tejo, a partir de 2022, na concessão do serviço público de transporte rodoviário de passageiros no concelho de Setúbal. Os novos autocarros, de cor amarela, que operam com a marca Carris Metropolitana, são adequadas ao transporte de pessoas com mobilidade reduzida e têm wi-fi.

O projeto do Interface de Transportes de Setúbal faz parte da estratégia de mobilidade para a cidade e do Plano de Mobilidade Sustentável e Transportes de Setúbal que a autarquia elaborou para “assegurar um desenvolvimento planeado e harmonioso das matérias relacionadas com a mobilidade no concelho”.

“Hoje, concretiza-se mais uma parte da cidade moderna que temos construído nos últimos anos. Estamos perante instalações modernas, dotadas de todas as condições para uma experiência melhorada de utilização dos transportes públicos em vez do transporte individual”, sublinhou a presidente da Câmara Municipal de Setúbal, Maria das Dores Meira, na inauguração do terminal, no âmbito da Semana Europeia da Mobilidade, que decorreu no dia 16 de setembro.

Os novos autocarros. Foto: Município de Setúbal.

MAIS HISTÓRIAS DE SETÚBAL

AGENDA