na cidade

O novo alojamento local fica no centro da cidade — e pode ir a todo o lado a pé

A Casa do Ferrolho Dourado abriu no final de dezembro, na Rua Doutor Estevão de Vasconcelos.
A decoração é uma mistura entre o rústico e o moderno.

Da próxima vez que visitar a cidade vai encontrar uma nova opção de alojamento local. A Casa do Ferrolho Dourado, no número 32 da Rua Doutor Estevão de Vasconcelos, junto ao Calçado Guimarães na Baixa de Setúbal, abriu a 27 de dezembro de 2019 e tem cerca de 90 metros quadrados. 

O sítio é muito central e está perto de tudo. Basta atravessar a rua e, em menos de cinco minutos, está na Praça do Bocage, Avenida Luísa Todi e centro histórico. Se andar mais um pouco, pode aproveitar para fazer umas compras no famoso Mercado do Livramento e trazer o peixinho fresco para o almoço.

O apartamento tem dois quartos com cama de casal. Um deles tem outra cama individual, com um gavetão que pode servir para mais duas pessoas. A casa conta ainda com uma cozinha totalmente equipada, sala de estar, salinha, casa de banho, um pátio coberto muito agradável para apanhar sol e relaxar nos sofás, e um grelhador para fazer churrascos.

O edifício é do século XVIII. A decoração é uma mistura entre o rústico e o moderno. Os quadros da casa de banho são centenários, tal como o balde com o regador branco no pátio. O balde, o regador e os quadros vieram de uma antiga farmácia da vila de Cabrela, Alentejo. Os garrafões de verga, que estão a decorar a parede junto à janela da zona exterior têm cerca de 70 anos.

O prédio foi remodelado, mas mantiveram-se aspetos da estrutura original. Luísa Dias, 44 anos, e o marido Luís Neto, 59, são os atuais proprietários da Casa do Ferrolho Dourado, e a gestão é feita por Simara Costa, da empresa Feel Wel.

“A nossa ideia inicial era comprar uma casa para arrendamento prolongado. Mas assim que vimos este apartamento foi amor à primeira vista e repensámos a ideia, optando por um negócio de alojamento local”, conta à New in Setúbal, Luísa Dias. Apesar de ser alentejana, Luísa está em Setúbal há quase 20 anos, e já a encara como a sua “segunda cidade”. A responsável pela unidade adora tudo o que é antigo e a recuperação de mobiliário, daí o conceito dos ferrolhos.

“Estávamos à procura de um nome e queríamos algo distintivo. Um dia, quando fui visitar o meu pai a Vendas Novas, ele tinha feito obras em casa e sobraram muitos ferrolhos antigos. Como não estava a ser muito fácil encontrar este tipo de fechaduras, guardámos tudo e acabámos por pintar algumas para a decoração do alojamento”.

Os ferrolhos antigos, alguns deles ainda de origem, deram nome à unidade e estão expostos em molduras na parede da sala da entrada. Se quiser reservar o apartamento para a sua próxima escapadinha, pode fazê-lo através das plataformas Booking e Airbnb e também na página de Facebook da Casa do Ferrolho Dourado. O preço do arrendamento do apartamento, indicado para famílias até cinco pessoas, é desde 60€ dependendo da época do ano.

Quem manda nisto tudo

Nome: Luísa Dias/Luís Neto
Idade: 44/59
Característica favorita do alojamento: Pátio exterior/Salinha
Guilty pleasure: Mousse de chocolate/Criação de cavalos
Convença-nos a visitar o espaço: “Dar boas-vindas a coisas boas antes mesmo que aconteçam”.

Carregue na imagem para conhecer melhor a Casa do Ferrolho Dourado. 

tags: Alentejo, alojamento local, Baixa, Casa do Ferrolho Dourado, ferrolhos, novidade nis, setúbal

localização, contactos e horários

morada
  • Casa do Ferrolho Dourado [ver mapa]
    Rua Doutor Estevão de Vasconcelos, 32 1.º andar
    2900-356 Setúbal
site e redes sociais
horários
  • Sempre aberto

outros artigos de na cidade

mais histórias de Setúbal