na cidade

Novo equipamento de Albarquel vai ter restaurante e bar. Custa mais de 500 mil euros

A zona classificada como periurbana, tem sido, ao longo dos anos, alvo de diversas intervenções. Há várias normas a cumprir.
Há novidades.

A Praia de Albarquel é das mais famosas da Arrábida. Atrai, na época balnear, milhares de setubalenses e turistas, não só pelo extenso areal e a água muito calma e cristalina, mas também pela vista direta para a serra, além de ser fácil de chegar a pé, a partir da cidade.

Ao longo dos anos, a zona tem sofrido várias obras de requalificação, para torná-la mais acessível para os utentes com mobilidade reduzida e invisuais e conseguir servir, com serviços essenciais, a população. A pensar nisso, a Câmara Municipal de Setúbal procedeu à adjudicação da construção e concessão de um equipamento de apoio de praia, em Albarquel.

A decisão, aprovada na última reunião pública do município, realizada a 4 de setembro, indica a proposta da empresa Arrábida e Sado — Sociedade de Gestão de Restaurantes, como vencedora do concurso, “de acordo com o fator de economicamente mais vantajosa”, numa empreitada de 573 mil e 300 euros, acrescido de IVA à taxa legal em vigor.

“A Praia de Albarquel, classificada como praia periurbana pelo Regulamento de Gestão das Praias do Troço Espichel-Odeceixe, encontra-se sujeita a um plano de intervenção que contempla a criação de um equipamento com funções de apoio de praia na modalidade de Apoio de Praia Simples, com funcionamento anual, e de um Apoio de Praia Mínimo, com funcionamento sazonal”, informa a autarquia.

Para cumprir com o estipulado no documento, o equipamento a construir deve ter “um estabelecimento de restauração e bebidas, posto de socorros, balneários/vestiários, assistência a banhistas na época balnear, comunicações de emergência, limpeza da praia e recolha do lixo”.

De acordo com o estabelecido no regulamento, “esta infraestrutura, que deve ser ligeira e amovível, baseada em materiais de madeira e metal, tem uma área máxima de construção de 235 metros quadrados e uma esplanada descoberta que não deve exceder os 200 metros quadrados”. Acresce ainda, como está escrito no mesmo documento, que “a área máxima de referência do apoio balnear objeto de concessão é de 1320 metros quadrados”, que corresponde a “uma frente ocupada por sombras com um máximo de 55 metros de comprimento e com 24 metros de largura”. 

Já que aqui está, carregue na galeria para conhecer nove trilhos incríveis que o vão levar à descoberta da Arrábida.

MAIS HISTÓRIAS DE SETÚBAL

AGENDA