na cidade

Nosso Bairro, Nossa Cidade celebra sete anos com vídeo narrado por Toy

A produção faz um balanço do trabalho desenvolvido pelos moradores da Bela Vista.
O objetivo é envolver os moradores nas decisões do bairro. Foto: CMS.

O programa Nosso Bairro, Nossa Cidade fez sete anos e para assinalar a data, decorreu no final de novembro o 5.º Encontro Nosso Bairro, Nossa Cidade, na EB+S Ordem de Sant’Iago. Na sessão pública foram apresentadas e discutidas várias propostas de medidas pelos mais de 400 moradores dos bairros da Bela Vista, Forte da Bela Vista, Alameda das Palmeiras, Manteigadas e Quinta de Santo António.

Um dos pontos altos foi a exibição de um vídeo, narrado pelo cantor setubalense Toy e que já está disponível no páginas de Facebook do Município de Setúbal e Nosso Bairro, Nossa Cidade. Ao longo de cerca de 31 minutos, o filme faz um balanço do programa com testemunhos sobre as obras de requalificação dos edifícios, as ações Férias no Bairro, as festas comunitárias, os ateliers e a galeria de arte urbana a céu aberto, instalada na Alameda das Palmeiras.

Desta edição foram decididas 72 novas ações por diferentes gerações de homens e mulheres, dos jovens aos idosos, que voltaram uma vez mais a assumir o poder de decisões para a melhoria da qualidade de vida nos bairros e nas comunidades.

“Nunca pensei que isto pudesse ser uma realidade tão vincada e chegasse a este ponto”, afirmou a presidente da Câmara Municipal de Setúbal, Maria das Dores Meira no seu discurso, onde também acrescentou que o Nosso Bairro, Nossa Cidade “foi um dos mais belos filmes” da sua vida.

Já o vereador da autarquia sadina responsável pelo programa municipal, Carlos Rabaçal, sublinhou a importância das ações decididas pelos moradores num “processo participado” e que “ano após ano traz coisas novas em prol da qualidade de vida da comunidade”.

O presidente da Junta de Freguesia de São Sebastião, Nuno Costa não pôde estar presente no encontro, mas deixou uma mensagem aos participantes, partilhada por Isabel Quadros, onde destacou a importância da iniciativa na criação de novas dinâmicas sociais.

“Este é o momento alto da participação dos moradores na vida coletiva e é uma situação pouco comum no nosso País, onde não raras vezes os cidadãos tendem a abdicar do seu poder para construir uma sociedade mais inclusiva, solidária e humanizada”.

O trabalho desenvolvido, no âmbito do programa Nosso Bairro, Nossa Cidade mereceu um prémio da Associação Internacional de Cidades Educadoras, que reconheceu as boas práticas de educação cidadã através da participação, atribuído o ano passado. O objetivo do programa é promover a participação das comunidades em dinâmicas de bairro, criar sentimentos de pertença e de interajuda entre os moradores e reforçar redes de suporte social.

Veja o vídeo de comemoração do 7.º aniversário do programa Nosso Bairro, Nossa Cidade.

Nosso Bairro, Nossa Cidade – 7 Anos

Nosso Bairro, Nossa Cidade – 7 AnosFilme exibido durante o 5.º Encontro Nosso Bairro, Nossa Cidade, com narração do artista setubalense Toy e que passa em revista alguns dos momentos altos do programa que – ao longo de sete anos – tem envolvido residentes, serviços municipais e perto de trinta entidades sediadas no território, numa área que engloba os bairros da Bela Vista, da Alameda das Palmeiras, do Forte da Bela Vista, das Manteigadas e da Quinta de Santo António.

Publicado por Município de Setúbal em Quarta-feira, 27 de novembro de 2019

tags: aniversário, Bela Vista, Câmara Municipal de Setúbal, Nosso Bairro Nossa Cidade, setúbal, TOY, vídeo

outros artigos de na cidade

mais histórias de Setúbal