na cidade

Noite Europeia dos Investigadores é já no final do mês em Setúbal

Pode contar com atividades, workshops, conversas e exibição de documentários.
Uma das noites europeias de investigadores.

Está a chegar a Setúbal a Noite Europeia dos Investigadores, uma iniciativa que leva a ciência ao centro da cidade no dia 30 de setembro, sexta-feira. Pode contar com um conjunto de atividades que incluem uma mostra de projetos de investigação, workshops, conversas e exibição de documentários. Irá decorrer entre as 17 e as 23 horas, com as atividades repartidas entre a Praça de Bocage, a Casa da Cultura e as ruas da Baixa comercial.

A Praça de Bocage, o coração da cidade, é o núcleo central do evento. Aqui, terá uma mostra que dá a conhecer projetos científicos e de investigação desenvolvidos por várias entidades, entre as quais a Câmara Municipal, o IPS, a Aliança Universitária Europeia E³UDRES², a Ascenza Agro, a ENA — Agência de Ambiente e Energia da Arrábida e a Livraria Culsete.

O programa na Casa da Cultura passa pela exposição de fotografia e vídeo “idoSOS — intertwined voices”, que partilha um projeto com estratégias intergeracionais utilizadas para quebrar o isolamento social da população idosa durante a pandemia de Covid-19. Tem início às 17h30. 

Entre essa hora e as 18 horas há um encontro com alunos de mestrado do IPS, seguido de “Conversas sobre… Sustentabilidade” que tem como oradores a vice-presidente da autarquia, Carla Guerreiro, o professor do IPS Duarte Xara Brasil e um representante da AVIPE — Associação de Viticultores do concelho de Palmela.

Já entre as 19 e as 20 horas, são exibidas curtas-metragens sobre o tema “Sustentabilidade e Bem-Estar”. A iniciativa “Conversas sobre… Bem-estar”, com a participação do vereador da Câmara Municipal de Setúbal Pedro Pina, da professora do IPS Ana Pereira e do presidente da Confederação Portuguesa do Voluntariado, Eugénio Fonseca, tem início às 20h15. Para as 21h30, está marcada a exibição do documentário ambiental “BUTTS”.

Este é um evento que já foi realizado em várias cidades portuguesas, como por exemplo, Lisboa, Coimbra, Braga e Évora. Tem como objetivos aproximar os investigadores do público e aumentar o interesse dos jovens na ciência e nas carreiras científicas.

A Noite Europeia dos Investigadores em Setúbal contempla, igualmente, a iniciativa “A tuna sai à Rua”, com atuações das tunas académicas das escolas superiores que compõem o IPS nas ruas da Baixa, entre as 19 horas e as 19h30 e entre as 22 horas e as 22h30. Com o tema “Sustentabilidade e Bem-Estar”, o programa é organizado numa parceria entre a Câmara Municipal e o IPS.

MAIS HISTÓRIAS DE SETÚBAL

AGENDA