na cidade

Noite Azul, Festanima e mais 20 coisas para fazer no fim de semana em Setúbal

Há ainda a estreia do “Toy Story 4”, concertos, exposições e uma corrida noturna.
Há tantos programas para fazer.

O primeiro fim de semana de julho já chegou e está na altura de começar a planear o que vai fazer nos próximos dias, certo? Como sempre, se preferir ficar por Setúbal, há muitas coisas, que pode fazer com a família e os amigos. E o melhor de tudo é que algumas delas são de entrada livre.

Para começar, a Festanima, a maior festa do movimento associativo da Freguesia de São Sebastião volta às Escarpas de São Nicolau esta sexta-feira, 5 de julho. O programa estende-se até 14 de julho, domingo e inclui dez dias de animação musical, tasquinhas gastronómicas, divertimentos e fogo-de-artifício. Esta sexta-feira, 5 de julho arranca mais uma edição das Noites da Baía, com o concerto de Deolinda Jesus e Maura, às 22 horas no pátio da Casa da Baía. 

De sexta até domingo, a vila de Pinhal Novo vai transformar-se na “capital das artes tradicionais e contemporâneas”, com mais uma edição do FIG — Festival Internacional de Gigantes. O evento, inédito em Portugal, tem como objetivo divulgar a arte dos gigantones, na sua componente tradicional e as figuras de grande proporção no universo do espetáculo. O FIG é promovido pela Câmara Municipal de Palmela, em conjunto com os parceiros Bardoada — O Grupo do Sarrafo, ATA — Ação Teatral Artimanha e Associação Juvenil COI e PIA — Projectos de Intervenção Artística.

Este sábado, 6 de julho há Noite Azul, a partir das 18 horas, nas ruas da Baixa comercial setubalense. O programa inclui animações de rua, pinturas glow e demonstrações de ginástica. As lojas também vão estar abertas até à meia-noite com descontos em alguns artigos. Ainda na sexta-feira, decorre mais uma edição da Marginal do Rio Azul. A prova noturna de atletismo, de dez quilómetros, ao longo da frente ribeirinha está marcada para as 21 horas.

Às 21h30 há mais dois concertos do Fado em Setúbal, com António Almeida, Joana Lança e Sara Margarida no Jardim da Quinta do Meio. Antes às 19 horas, o Fórum Municipal Luísa Todi recebe o concerto “Post Estágio” de encerramento do 1.º Estágio de Música da Arrábida do Conservatório Regional de Setúbal. Os bilhetes são 3,50€. Meia hora depois, ainda pode assistir ao concerto do duo de eletrónica Haema, na Casa do Largo e às 22 horas ao espetáculo do Quarteto de Maria João Matos, do ciclo de Jazz na Rua, no Largo da Ribeira Velha.

Anote tudo o que pode fazer nos próximos dias. 

Sábado

14h30 — 15.º Festival de Bandas Filarmónicas da Cidade de Setúbal, com a participação de bandas convidadas da Sociedade Musical Capricho Setubalense, em vários pontos da cidade.

16 horas — Exibição do filme “Toy Story 4” (versão falada em português), de Josh Cooley, no auditório do Cinema Charlot. Também há sessões todos os dias da versão original, às 21h30.

16 horas — Inauguração da exposição “Festas do Mar”, mostra de fotografias de José Carvalho, que retratam festas religiosas, como o Senhor Jesus do Bonfim, o Novo Círio da Arrábida e a Festa de Nossa Senhora do Rosário de Tróia. Para ver até 15 de setembro, domingo, no Museu do Trabalho Michel Giacometti.

21 horas — 43.º Festival Nacional de Folclore, integrado no programa Setúbal na Rua, no Auditório José Afonso.

21h30 — 56.º Aniversário da Primeira Apresentação Pública do Coral Luísa Todi, na Igreja de S. Paulo.

21h30 — Estreia da nova produção “Terapia das Almas” pelo Teatro de Animação de Setúbal (TAS), no Fórum Municipal Luísa Todi. No domingo há nova sessão, às 17 horas. Os bilhetes são 5€.  

21h30 — Concerto do programa Fado em Setúbal com Carla Lança, António Almeida e Susana Martins, no Alto da Guerra Sport Club.

22 horas — Aloha White Summer Party, na Praia da Saúde, festa de verão com música, petiscos. O dress code obrigatório é uma peça de cor branca. 

22 horas — “As Mulheres Cantadas por Zeca Afonso”, recital de poesia dita, cantada e encenada pelo TOMA — Teatro Oficina Multi Artes, na Sala José Afonso da Casa da Cultura.

Domingo

16 horas — Exibição do filme  “Toy Story 4” (versão falada em português), de Josh Cooley, no auditório do Cinema Charlot.

16 horas — Rua de Brincar, animação de rua para miúdos dos dois aos cinco anos, com jogos tradicionais, leituras e brincadeiras ao ar livre, no Jardim da Algodeia.

17 horas — Entrega de prémios dos vencedores das Marchas Populares de Setúbal 2019, na Casa da Baía.

18 horas — “90 Anos de Zeca Afonso”, tertúlia sobre os discos “Venham Mais Cinco” e “Traz Outro Amigo Também”, com Viriato Teles e Rui Pato, na Sala José Afonso da Casa da Cultura.

ESCOLHA SETÚBAL

ESCOLHA SETÚBAL (4 a 7 jul)Neste final de semana a baixa comercial de Setúbal veste-se de azul. Desporto, cinema, uma estreia no teatro, música para todos os gostos, entre muitos outros eventos, estão em destaque nos próximos dias no concelho. Saiba tudo nesta edição.A Escolha é sua!

Publicado por Município de Setúbal em Quinta-feira, 4 de julho de 2019

tags: "Terapia das Almas", "Toy Story 4", Escolha Setúbal, Festanima, fim de semana, Noite Azul, sugestões