na cidade

No aniversário do Mercado do Livramento há música e poesia

Na próxima terça-feira, dia 31 de julho, os 142 anos mercado celebram-se com muita festa e animação.

O Mercado do Livramento é um dos locais mais famosos da cidade e está na lista dos melhores mercados de peixe de todo o mundo. Na próxima terça-feira, dia 31 de julho, celebra o seu 142.º aniversário com muita festa e animação. A partir das 10 horas vai haver música ao vivo, poesia, e pintura à volta das cerca de 300 bancas do espaço.

O programa comemorativo do aniversário vai contar com apontamentos musicais de Luís Portela, Rita Santos, Maria do Céu Caetano e Pedro Caçador. A festa vai contar ainda com recitação de poemas por Alexandrina Pereira, José Raposo e Andrelina Amado, ao mesmo tempo que os participantes podem apreciar momentos de pintura ao vivo pela artista plástica Lurdes Pólvora da Cruz.

A festa do 142.º aniversário da emblemática praça vai ainda ser assinalado com o lançamento de uma edição especial da revista Setúbal Magazine, com conteúdos dedicados exclusivamente às diferentes fases da história do mercado, destacando as novas valências, como o Ninho de Novas Iniciativas Empresariais da Câmara Municipal de Setúbal.

Conhecido pelas suas bancas de peixe sempre fresco, o Mercado do Livramento foi considerado, em 2015, pelo jornal americano USA Today um dos melhores mercados de peixe do mundo. Além do peixe, no mercado – ou praça, como é conhecido entre os setubalenses – encontra-se também produtos hortícolas, ervas aromáticas e produtos regionais, como o vinho, o mel, várias qualidades de pão e artesanato local.

Todos os dias o mercado é procurado por turistas, que vêm não só pelos produtos, mas também para fotografar o painel de azulejos novecentista, com mais de cinco mil peças, que retrata cenas da vida quotidiana. O primeiro edifício do Mercado do Livramento foi inaugurado em 1876, sendo substituído por outra construção, em 1930.

tags: 142 anos, festa, Mercado do Livramento