Se quer aprender mais sobre ecologia, biologia e sustentabilidade, esta atividade é para si. Esta quinta-feira, dia 14 de setembro, a Câmara Municipal de Setúbal, em parceria com o Instituto Politécnico de Setúbal (IPS) vai realizar, no âmbito do Ecology Day 2023, uma visita à Estação da Biodiversidade do IPS, das 10 às 13 horas.
É necessária inscrição através do preenchimento de um formulário. O prazo termina dia 13 de setembro, às 13 horas. A iniciativa tem o “objetivo de aproximar a ecologia e os ecólogos da sociedade, tendo em vista a sensibilização para um desenvolvimento humano mais sustentável”, explica a autarquia sadina.
A Estação da Biodiversidade do IPS, inaugurada em 2022, tem como espécie dominante o sobreiro. “É um percurso pedestre com cerca de dois quilómetros guiado por oito painéis, que permitem à comunidade académica e a visitantes consultar imagens e informação científica sobre a diversidade biológica deste território e os serviços desempenhados nos ecossistemas, numa seleção de 46 espécies”. São técnicos do município e do IPS que vão guiar a visita que termina com a construção de caixas-ninho e abrigos para morcegos, que serão apadrinhadas pelos participantes.
A coordenação do evento a nível nacional, o qual se realiza desde 2017, é da Sociedade Portuguesa de Ecologia (SPECO), em associação com a Federação Europeia de Ecologia (EEF), contando com o Alto Patrocínio da Comissão Nacional da UNESCO.
O Ecology Day foi assinalado pela primeira vez a 14 de setembro de 2016 e “surgiu como forma de celebrar os 150 anos da definição de ‘ecologia’ pelo zoólogo alemão Ernst Haeckel através da promoção de atividades que facilitem o entendimento desta área científica por parte do público não-especializado, permitindo desmistificar conceitos sobre o ambiente e sensibilizar a comunidade em geral para a sua preservação”.