na cidade

Nesta sessão vai aprender a combater as alterações climáticas na região da Arrábida

O 1º. Encontro — Saúde, Arrábida e Alterações Climáticas decorre no dia 29 de maio. Já se pode inscrever.
O evento realiza-se no Cinema Charlot.

A serra da Arrábida encanta qualquer um com as suas paisagens deslumbrantes e a biodiversidade única, sendo um dos tesouros naturais mais bonitos de Portugal. No entanto, com o passar dos anos, tem vindo a enfrentar desafios associados às alterações climáticas, que afetam negativamente o ecossistema, a fauna e a flora da região.

Se gosta destas temáticas, está a chegar uma iniciativa para sensibilizar e mobilizar a comunidade para a importância da preservação do meio ambiente e adoção de medidas para enfrentar as alterações climáticas. No próximo dia 29 de maio, quarta-feira, o Cinema Charlot — Auditório Municipal recebe o “1.º Encontro – Saúde, Arrábida e Alterações Climáticas”.

A iniciativa reunirá especialistas para discutir e promover a reflexão crítica sobre os desafios globais e os caminhos locais para o desenvolvimento sustentável. Da responsabilidade da Comissão Organizadora da ULS da Arrábida, República Portuguesa — Saúde, Serviço Nacional de Saúde e Instituto Nacional de Saúde Dr. Ricardo Jorge, com apoio das câmaras municipais de Palmela, Sesimbra e Setúbal, o encontro integra as Jornadas de Ambiente de Setúbal.

O objetivo é transmitir conhecimento sobre as alterações climáticas na região da Arrábida, especialmente no que diz respeito à área da saúde pública. Além disso, pretende-se fomentar o “trabalho em rede, debatendo estratégias, soluções e planos para o combate, mitigação e adaptação às alterações climáticas”. Capacitar as comunidades locais para a adoção de atitudes e comportamentos sustentáveis nesta área também é uma das metas deste encontro. A inscrição é gratuita e deve ser feita previamente, através do site, onde também pode obter mais informações.

Programa do 1.º Encontro — Saúde, Arrábida e Alterações Climáticas

9h30 — Sessão de abertura

10 horas — 1.º conferência “A urgência da mudança — do clima à promoção de uma economia do bem-estar”

11 horas — 2.º conferência “Caracterização e Cenarização, avaliação do impacto e vulnerabilidades climáticas no território da Arrábida “

11h45 — 2.º conferência “REVIVE. Alterações Climáticas e não só. Quais os cenários?”

12h45 — Pausa para almoço

14h30 — 1.ª mesa “O papel da Saúde e da Educação nas Alterações Climáticas”

15h30 — 2.ª mesa “Os planos Locais de adaptação às alterações climáticas — Estado da arte a nível concelhio?”

16h30 — Sessão de encerramento

Já que estamos a falar da Arrábida, carregue na galeria para conhecer nove trilhos incríveis, que pode fazer em família ou sozinho.

MAIS HISTÓRIAS DE SETÚBAL

AGENDA