Os desenhos dos mais novos não são só simples pinturas de casas, árvores e objetos mais simples. É através da arte que eles conseguem dar vida a universos inteiros, onde os dinossauros ainda existem, as pessoas são gigantes e não há limite para a imaginação. Ainda este mês, vai poder levar os pequenos a explorar o mundo da arte.
A Sala José Afonso da Casa da Cultura recebe no próximo dia 22 de fevereiro, um sábado, a oficina “Território do Imaginar”. Organizada pelo Projeto Curumim em parceria com a Câmara Municipal de Setúbal, a atividade arranca às 15h30 e é destinada a bebés e miúdos dos três aos oito anos. O objetivo será expô-los a novas texturas e cores, permitindo que dêem asas à imaginação através da criação de obras de arte.
O Projeto Curumim nasceu com o intuito de promover oficinas de expressão plástica com estímulos sensoriais aliados ao processo criativo. A ideia é “introduzir aos miúdos a imaginação, livre de certo ou errado e de avaliações”, lê-se na sinopse.
Através dos vários ateliers, pretende incentivar os mais pequenos a aceder ao seu imaginário pessoal a partir de processos de composição e colagem. Para tal, disponibiliza diversos materiais de diferentes texturas, cores e densidades, que, juntamente com a liberdade criativa, os ajudam a expressar-se não só através da arte, como também no dia a dia.
A atividade terá uma duração de 60 minutos (sem intervalo) e as portas abrem dez minutos antes do início da sessão, ou seja, pelas 15h20. “Aqui todas as crianças são bem-vindas e tudo o que nasce da imaginação já é, por si só, uma grande conquista”, convida o projeto.
Os bilhetes custam 5€ por participante e podem ser comprados online no site da BOL ou na receção da Casa da Cultura, localizada no número 28 da Rua Detrás da Guarda.