na cidade

Nesta oficina, os miúdos vão aprender a criar decorações sustentáveis de Natal

O desafio é ser criativo e consciencializar os mais pequenos para a importância de preservar o ambiente. As iniciativas são gratuitas.
Um evento consciente.

O tempo médio das decorações natalícias dura tanto quanto a vontade de as usar por parte de quem comprou. Ou seja, podem durar uma vida, se gostarmos da tradição e de usar as mesmas bolas, estrelas e bengalas de geração em geração. Ou serem renovadas a cada ano. Porém, há uma preocupação que deve ser constante: a consciência ambiental.

Deitar fora o que já não queremos pode ser evitado e é mesmo esse o tema das oficinas infantis de decoração sustentável que o Município de Setúbal vai promover nos dias 10 e 20 de dezembro, na Mercearia Confiança de Troino e no Moinho de Maré da Mourisca, respetivamente. O primeiro, que decorre já este domingo, das 10h30 ao 12h30, apela à criatividade dos participantes.

Os aliados desta oficina são “o amor pelo Natal” e a “reciclagem e reutilização de materiais”, explica a organização. O convite é que as famílias e os miúdos de toda a região elaborem enfeites de Natal com découpage, uma técnica feita com guardanapos.

“Cada participante dará largas á sua imaginação com os adornos de Natal, dando vida a cascas de ostras, rolhas de cortiça, pedaços antigos de madeira. Vamos ainda criar Postais de Natal com material reciclado”, num evento que é limitado a 12 pessoas, gratuito, mas sujeito a inscrição através do preenchimento de um formulário.

No dia 20 de dezembro, no Moinho de Maré da Mourisca, das 10h30 ao meio-dia, os participantes terão de usar a imaginação e, claro, elementos marinhos, como cascas de ostras, mas também rolhas de cortiça e pedaços antigos de madeira. “Vamos explorar a criatividade individual com o objetivo de alertar os mais novos para atitudes ambientalmente responsáveis, promovendo a preservação e sustentabilidade do ambiente”, conclui a autarquia sadina.

A iniciativa é limitada a 25 pessoas, de entrada livre. Mas os interessados terão de se inscrever.  

Carregue na galeria para ver como está iluminada a cidade neste Natal.

ver galeria

MAIS HISTÓRIAS DE SETÚBAL

AGENDA