na cidade

Navio de transporte de animais Uranus L fica suspenso após a queda do bovino

A DGAV abriu um processo de averiguação em relação ao embarque violento do navio no Porto de Setúbal.
O embarque decorreu a 12 de maio. Foto: PATAV.

Depois de terem sido denunciadas práticas de violência no interior do navio de transporte de animais vivos Uranus L, que embarcou no Porto de Setúbal no dia 12 de maio e de um dos bovinos ter caído ao rio Sado a 9 de junho, a Direção-Geral de Alimentação e Veterinária (DGAV) abriu um processo de averiguação junto do transportador e do organizador em relação aos factos ocorridos no passado dia 12 de maio.

A DGAV, entidade responsável pelo acompanhamento e inspeção permanente de todas as operações de carregamento de animais nos navios de transporte de gado, afirmou à New in Setúbal que “enquanto decorrer a averiguação, foi temporariamente suspenso o certificado de aprovação do navio Uranus L”.

Contactada pela NiS, a Polícia Marítima de Setúbal confirmou que depois de cair “o animal terá nadado e quando foi colocado na rampa junto ao Clube Naval Setubalense, não era visível qualquer lesão”. A autoridade marítima adiantou ainda que a sua grande preocupação foi “reunir as condições de segurança para colocar o animal em terra e garantir o isolamento do espaço para que este não fugisse durante a ação de recolha supervisionada pela DGAV”.

No seguimento do embarque violento do navio Uranus L, a PATAV — Plataforma Anti-Transporte de Animais Vivos lançou um apelo à população para que enviasse uma carta-modelo dirigida a Fernando Bernardo, diretor-geral de Alimentação e Veterinária.

A DGAV já respondeu e informou os subscritores do documento que decidiu aplicar a disposição prevista na legislação “de suspender ou retirar a autorização do transportador ou o certificado de aprovação do meio de transporte em causa”.

A New in Setúbal também pediu esclarecimentos ao Porto de Setúbal em relação ao embarque do navio Uranus L, mas não obteve qualquer resposta até à data de publicação deste artigo.  

Veja agora o vídeo do embarque do navio de transporte de animais Uranus L, que decorreu a 12 de maio. 

tags: DGAV, PATAV, setúbal, suspensão, transporte de animais vivos, Uranus L

outros artigos de na cidade

mais histórias de Setúbal