na cidade

Não sabe como agir se a terra tremer? Vem aí um simulacro para fazer o teste

Setúbal junta-se à iniciativa A Terra Treme marcada para o próximo dia 5 de novembro, quinta-feira.
Só tem de fazer três gestos: baixar, proteger e aguardar. 

Se houver um terramoto sabe o que deve fazer para se proteger a si e à sua família? Se demorou alguns minutos a responder e não tem a certeza dos procedimentos básicos, no próximo dia 5 de novembro, quinta-feira, vai ter a oportunidade de tirar as suas dúvidas. Às 11h05, um pouco por todo o País, incluindo Setúbal, decorre mais um exercício de A Terra Treme.

O objetivo da iniciativa, desenvolvida pela Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANEPC), é chamar a atenção da população para o risco sísmico e para a importância de comportamentos simples que podem salvar vidas. Tal como explica a organização, durante um minuto, os participantes só têm de fazer três gestos simples: baixar, proteger e aguardar. 

Pode participar individualmente ou em grupo, em casa ou no trabalho. Para que seja possível acompanhar todos os participantes e receber mais informações sobre o exercício, só tem de fazer um registo online. Além da população escolar, a ANEPC apela à participação de famílias, empresas e instituições públicas, privadas ou associativas. 

A Terra Treme inclui ainda a realização de sessões de esclarecimento dedicadas à explicação das medidas preventivas e dos comportamentos de autoproteção a serem adotados em casa e nos locais de trabalho em caso de sismo. Este ano, o simulacro coincide com a celebração do Dia Mundial de Sensibilização para o Risco de Tsunami, assinalado a 5 de novembro.

MAIS HISTÓRIAS DE SETÚBAL

AGENDA