na cidade

Música, sardinhas e jogos: estão a chegar à Baixa os arraiais dos Santos Populares

Uma das festas mais aguardadas do ano regressa entre os dias 7 e 30 de junho. A entrada é livre.
É tradição.

Os Santos Populares são uma tradição enraizada na cultura da cidade festejada com bairrismo típico de cada zona de Setúbal. Este ano, a iniciativa “Santos 2023 — Abraça a baixa” chega entre 7 e 30 de junho.

A celebração dos Santos Populares não se fazia sem animação, muita música, jogos convívio e, claro, gastronomia, onde se insere a bela sardinha assada. A iniciativa é organizada pela associação Riscas Vadias e também pelos comerciantes da Baixa, com o apoio do município e da União de Freguesias de Setúbal.

Os arraiais vão acontecer em quatro largos da Baixa setubalense, sempre com o mesmo horário — das 20 horas à meia-noite. A festa começa dia 7 de junho, no Largo da Misericórdia, e decorre também a 9, 10 e 17. No Largo do Poço do Concelho celebra-se nos dias 7, 10, 23 e 30, no Largo de Santo António a 9, 10, 16 e 17 e no Largo da Ribeira Velha nos dias 10, 23 e 30.

No Largo da Misericórdia, a música está a cargo de André Patrão, no dia 7, de Fátima Dias, a 9, de Luís Rosa, a 10, e de Hélder Cardoso, a 17. No Largo do Poço do Concelho, o Grupo Ousadia toca no dia 7 e a dupla Márcio Robert & Campos Vítor atua a 10 e 23. Ivan Sousa, no dia 9, Pedro & Nuno, a 10, Jorge Nice, a 16, e os Guitar Brothers, a 17, são os músicos que animam os Santos Populares no Largo de Santo António, enquanto no Largo da Ribeira Velha há música com DJ nos três dias de arraial, 10, 23 e 30 de junho, informa a autarquia.

A Riscas Vadias foi fundada em 2017. É uma associação sem fins lucrativos para a promoção da saúde e bem-estar, coesão, inclusão social, capacitação individual e coletiva, utilizando estratégias de acordo com o eixo de intervenção, onde a pessoa é a tónica dominante. Desenvolvem várias atividades de cariz social a várias associações e entidades setubalenses, além de ações que dinamizam a baixa setubalense e ajudam o comércio local.

Oiça no vídeo abaixo a Grande Marcha de Setúbal dedicada a Sebastião da Gama, “O Poeta da Arrábida”. A letra vai ser interpretada pela Madrinha das Madrinhas de 2022, Sara Margarida, nos desfiles que acontecem já nos dias 17 e 24 de junho. “Setúbal tem outro encanto” conta com letra de José Rosa Rosado Motrena e música de José António Fortunato Ricardo.

MAIS HISTÓRIAS DE SETÚBAL

AGENDA