De junho a setembro, o País vive celebrações culturais e perpetua tradições com as mais variadas festas populares. Além daquelas com séculos de existência, há sempre novidades a surgir para animar os dias e as noites quentes. No concelho de Setúbal, são várias as festas que estão a decorrer e várias as que ainda estão por chegar. A que está mais perto de arrancar é a Tróia Street Fest, que começa já esta sexta-feira, dia 18 de julho.
O festival prolonga-se até dia 10 de setembro e oferece um programa completo de experiências ao ar livre, desde música ao vivo, comida de rua variada, artesanato e muita animação, com uma área de jogos para os miúdos. O evento decorre todos os dias das 12h30 às 23 horas, com música ao vivo todas as quintas-feiras e cinema aos sábados. Vão haver cinco conceitos diferentes de comida e bar e uma zona kids específica para que os pais possam estar descansados e a aproveitar as esplanadas. No que toca ao artesanato, haverá um mercado semanal com duas bancas.
O palco é o encantador Jardim do Norte, mesmo à entrada de Tróia, que se transforma num ponto de encontro para famílias e amigos. O regresso do festival promete ser uma autêntica celebração da vida em Tróia e um convite para desfrutar do verão em comunidade. O conceito é simples: bons momentos, boas conversas, boa comida e muito convívio, de dia e de noite. O objetivo? Celebrar o verão em Tróia.
Outras celebrações em Setúbal
Ainda a acontecer na nossa cidade está a Festanima, até ao próximo sábado, dia 20 de julho, nas Escarpas de Santos Nicolau. Organizada pela Junta de Freguesia de São Sebastião, com o apoio da Câmara Municipal, “é uma celebração do movimento associativo da freguesia, que ganha forma em dezenas de stands gastronómicos dinamizados por coletividades locais e com sabores para todos os gostos”, explicou a vice-presidente do município, Carla Guerreiro, na abertura do evento.
Quase a começar está também a Feira de Sant’iago, com data de abertura marcada para o dia 24 de julho e que se prolonga até 3 de agosto. O cartaz já foi anunciado e a programação está recheada de artistas de diferentes estilos. Sempre com uma forte aposta na música cantada em português, mas sem esquecer ritmos internacionais, que já se tornaram parte do ADN desta feira popular que junta cultura, gastronomia e muita animação.