na cidade

Município de Setúbal distinguido pelas boas práticas ambientais

A autarquia vai receber o Selo Verde no próximo dia 5 de junho, no Jardim do Bonfim.
A cerimónia está marcada para as 10 horas.

É mais um motivo de orgulho para os setubalenses. No próximo dia 5 de junho, quarta-feira, data em que se assinala o Dia Mundial do Ambiente, o município de Setúbal recebe o Selo Verde. O certificado de qualidade reconhece as boas práticas da autarquia nas áreas de ambiente e ecologia. A sessão oficial está marcada para as 10 horas, no Jardim do Bonfim.

O Selo Verde — Certificado de Qualidade Ambiental do Município de Setúbal, criado através de uma parceria com a ENA — Agência de Energia e Ambiente da Arrábida resulta da adesão da autarquia ao Pacto de Autarcas. Trata-se de um compromisso assumido pelos municípios de vários países europeus para a adoção de políticas, que contribuam para a preservação e sustentabilidade do meio ambiente.

Os resultados e a atribuição do Selo Verde são conhecidos apenas na cerimónia realizada no âmbito das comemorações do Dia Mundial do Ambiente. A certificação conta atualmente com 18 entidades candidatas, entre eles sete empresas, três juntas de freguesia, sete escolas e uma coletividade.

Juntamente com o Selo Verde, a organização atribui às juntas de freguesia um apoio financeiro até 3000€ e aos estabelecimentos de ensino até 1500€ para a implementação de medidas amigas do ambiente, como arranjos de espaços verdes e instalação de sistemas de iluminação de baixo consumo. Às empresas e coletividades que recebam o Selo Verde é assegurada a divulgação do prémio nos canais de comunicação da autarquia (plataformas digitais, vídeos promocionais e eventos de caráter turístico e ambiental).

A cerimónia de dia 5 inclui ainda o hastear da bandeira do Selo Verde, o lançamento da 2.ª edição do Selo Verde e a apresentação da nova edição do Guia de Boas Práticas Ambientais. O documento de consulta rápida e com uma linguagem simples fornece aos munícipes um conjunto de dicas úteis sobre a preservação do meio ambiente.

O Parque do Bonfim recebe também a apresentação do jogo gigante das Maletas da Sustentabilidade, projeto desenvolvido pela ENA — Agência de Energia e Ambiente da Arrábida. O desafio sobre as “17 Metas do Planeta” é em formato de perguntas com três opções de resposta.

tags: Agência de Energia e Ambiente da Arrábida, Dia Mundial do Ambiente, Jardim do Bonfim, município de setúbal, prémio, Selo Verde

outros artigos de na cidade

mais histórias de Setúbal