na cidade

Mulheres, este evento junta o diálogo intercultural e o empoderamento feminino

Num momento de partilha e reflexão, vai poder perceber a história de várias empreendedoras. Já se pode inscrever.
Participe.

Alguns dados de um relatório de 2023, elaborado pelo Programa das Nações Unidas para o (PNUD), revelaram que 90 por cento da população entrevistada tinha algum tipo de preconceito contra as mulheres, revela a Comissão para a Cidadania e Igualdade de Género (CIG). Lê-se ainda que 25 por cento acredita que “é justificável um homem agredir sua companheira” e por outro lado, 50 por cento prefere homens em posições de liderança na política.

Estas conclusões são apenas um espelho do que é a realidade da vida em sociedade para o sexo feminino. Apesar de já terem conquistado vários direitos, a jornada ainda está longe de terminar. Outro dado relevado pela PNUD diz que, desde 2019, o índice de desigualdade de género que é publicado no relatório de desenvolvimento humano não progride. É por isso que continua a ser importante falar acerca do papel da mulher nas áreas sociais, políticas e económicas.

A próxima iniciativa marcada para dia 29 de maio, quarta-feira, em Setúbal, pretende celebrar o Mês do Diálogo Intercultural, com o empoderamento feminino. “O Círculo Empoderador de Mulheres é um momento único de partilha, descoberta e consciência, reunindo mulheres de diversas nacionalidades e culturas. Este evento tem como objetivo promover o diálogo intercultural e o empoderamento feminino, proporcionando um espaço seguro para discussões sobre género e interculturalidade”, explica Keilla Gonçalves, fundadora do projeto Conexação Feminina, à NiS.

A sessão, que começa às 19 horas, no Audax Business Hub, será conduzida por Isabel Gonçalves, mentora e terapeuta sistémica integrativa, com vasta experiência nas áreas de Desenvolvimento Pessoal e Auto Capacitação de Jovens e Adultos. O mote é guiar as participantes numa jornada de autoconhecimento e fortalecimento pessoal. As inscrições devem ser feitas através do preenchimento de um formulário. As participantes são aconselhadas a vestir roupa confortável e levar um caderno e caneta.

A iniciativa, inserida no Mês do Diálogo Intercultural, é organizada pela Câmara Municipal de Setúbal, em colaboração com a Cooperativa SEIES, a Associação para a Promoção da Mulher — Conexão Feminina. O Projeto Harmonizando e a Fundação Islâmica realiza o Círculo Empoderador de Mulheres — Género e Interculturalidade.

MAIS HISTÓRIAS DE SETÚBAL

AGENDA