na cidade

Mudança de hora: este domingo não se esqueça de adiantar os relógios

Domingo, quando for uma da manhã, avance os ponteiros uma hora.
Vai dormir menos uma hora.

Temos uma má notícia para quem gosta de ficar na cama até à última: a partir deste fim de semana vai ter menos uma hora para dormir. É já no domingo que entramos no horário de verão e por isso deve preparar-se para alguma confusão, pelo menos nos primeiros dias.

Portanto, não se esqueça, no domingo, quando o relógio chegar extamente à uma da manhã, deve adiantar os ponteiros uma hora. Os smartphones e computadores deverão fazê-lo por si, mas convém confirmar todos os outros relógios analógicos ou que não estejam ligados a nenhuma rede. 

Ao que tudo indica, esta pode ser uma das últimas vezes que vamos ter que nos adaptar ao tradicional ritual da mudança de hora que dita que,  em outubro, atrasamos o relógio uma hora para entrar naquele que é chamado o horário padrão ou de inverno; e, em março, voltamos a adiantá-lo para esticar ainda mais os dias e iniciar a hora de verão.

O Parlamento Europeu aprovou na passada terça-feira, 26 de março, o fim da mudança de hora nos Estados-membros. Aprovou também, novamente à semelhança do que já tinha acontecido no início deste mês, que este fim do regime bi-horário só deverá acontecer em 2021. 

A medida ainda não é 100 por cento definitiva, porque o objetivo do adiamento para 2021 é precisamente dar mais tempo para estudar e entender as implicações da abolição das mudanças de hora sazonais em todas as regiões. No entanto, é cada vez mais garantido que o regime bi-horário na Europa deverá mesmo acabar.

tags: Mudança de hora, primavera, verão

outros artigos de na cidade

mais histórias de Setúbal