As filhas aprenderam com as mães, que decoraram todos os truques das avós. É assim que se passa o legado de um ofício de artesanato, como a costura ou os trabalhos em cortiça. O mesmo podemos dizer em relação à gastronomia: há segredos que passam de geração em geração e as receitas tornam-se, por isso, intemporais.
E é precisamente um pouco de história, tradição e costumes que vai encontrar na feira “Mostrar’Arte!”, que acontece às sextas-feiras e sábados na placa central da Avenida Luísa Todi até setembro. O evento, organizado pela Câmara Municipal de Setúbal, decorre numa zona compreendida entre as esplanadas Limão e Laranja, das 18 horas à meia-noite.
Em agosto, o certame reserva edições nos dias 23 e 24 e nos dias 30 e 31. Já em setembro, a “Mostr’Arte!” realiza-se nos dias 6 e 7, 13 e 14, 20 e 21 e 27 e 28. “Artesanato em madeira, cortiça, pedra da Arrábida e crochet, velas, bijuteria e roupas são alguns dos artigos que podem ser adquiridos nesta feira que conta com cerca de duas dezenas de expositores”, releva a autarquia.
Já que aqui está, recorde o artigo sobre o descarregador de peixe, um produto exclusivo da Setúbal Souv — considerada a melhor loja de 2023 dos prémios New in Setúbal — e uma homenagem ao famoso e tradicional chapéu setubalense.
Carregue na galeria para conhecer algumas das bancas presentes na “Mostrar’Arte!”.