na cidade

Morreu Maria The Frenchie, a cadela fashionista que era uma estrela no Instagram

O bulldog francês era a mascote da marca setubalense de mobiliário de luxo NAUU Design.
É muito fofinha.

Morreu Maria, a mascote da marca setubalense NAUU Design, projeto de Tiago de Sousa e Mário Picoito. Tinha oito anos. Maria de São Julião Rusato, ou simplesmente Maria, era um bulldog francês natural de Sintra. A notícia foi partilhada pelos tutores no Instagram no passado dia 15 de novembro, sexta-feira. 

“MARIA, My love will be forever yours. Kisses on the belly wherever you are”, foi a frase de despedida usada por Tiago de Sousa. Já Mário Picoito escreveu: “Até sempre minha gordinha”. Maria foi viver, ainda bebé, com a dona Sara Gomes e a sua família num apartamento em Lisboa. Porém, como os donos tinham trabalhos ocupados durante o dia, ficava sozinha em casa algumas vezes.

Num fim de semana em que não iam estar em Lisboa, pensaram deixá-la num hotel para cães. Porém, os dois amigos de Sara, Tiago e Mário, ofereceram-se para ficar com o bulldog francês. “Nós adorámos logo a Maria e, a partir desse fim de semana, passámos a ficar mais vezes com ela numa espécie de custódia partilhada”, contou Mário há cerca de três anos, em entrevista à NiS. 

Apesar de se encontrarem a morar na Arábia Saudita desde 2023, quando estava com os dois decoradores no seu atelier, em Setúbal, na Avenida Luísa Todi, Maria tinha rotinas específicas. De manhã ficava na cama até tarde e quando acordava, tomava um comprimido para a pele atópica. Nos dias de calor, gostava de ir para o terraço do atelier apanhar banhos de sol e, a meio da manhã, comia biscoitos e a ração, depois de um passeio na avenida. Antes de almoço, fazia uma pausa para se entreter com os seus brinquedos favoritos.

No verão, Maria passava frequentemente férias na Fuseta, no Algarve, onde apanhava banhos de sol e mar. Normalmente, enquanto estavam na cidade sadina, ia almoçar ao restaurante com Tiago e Mário e acompanhava o dia a dia dos decoradores. O mesmo acontecia nas viagens que faziam. Ficou conhecida no mundo do mobiliário de luxo ao aparecer nos catálogos da NAUU Design, em feiras internacionais, e tornou-se na mascote oficial da marca e — até teve direito a um sofá com o seu nome. 

Além de ser a mascote da Nauu, Maria The Frenchie era uma verdadeira fashionista. A cadela usava peças da Louis Vuitton, Carolina Herrera, Channel, Dior, entre outras. 

De seguida, carregue na galeria para recordar a cadela Maria.

 

MAIS HISTÓRIAS DE SETÚBAL

AGENDA