Por muita história, cor e essência que os lugares tenham, a verdade é que, durante a época natalícia, todos os sítios ganham mais vida. Não só pelas decorações, que já trazem iluminações por si só, mas também pela partilha de momentos em família, seja nos vários eventos que decorrem na cidade, ou na escolha de presentes para oferecer. Uma coisa é certa: todos os preparativos convidam a encontros em família.
É o caso do “Moinho Mágico”, o Mercadinho de Natal que vai decorrer no Moinho de Maré da Mourisca, nos dias 7 e 8 de dezembro, das 10 às 17 horas. Integrada no âmbito das celebrações de Natal, programadas pela Câmara Municipal de Setúbal, “o Moinho enche-se de encanto nesta quadra natalícia com uma mostra de produtos regionais e de artesanato. Aproveite a natureza, personalize as suas prendas e aproveite para participar nas atividades que preparámos para toda a família”, é o convite da organização.
O Atelier de Moda Sustentável da APPACDM de Setúbal, Quiosque Botão Azul, e o seu grupo de expressão artística Conversas Estranhas à Séria vêm ao Mercadinho. A entrada é livre. Localizado numa zona de sapal, salinas e montado — e rodeado por terrenos usados, noutro tempo, para o cultivo de arroz —, o moinho de maré é um exemplo de arquitetura tradicional, possivelmente do século XVII.
O da Herdade da Mourisca é um dos quatro moinhos de maré conhecidos no estuário do Sado e esteve em funcionamento até aos anos 50. Atualmente, a Herdade da Mourisca, além de centro de informação e lazer, permite a realização de dois percursos pedestres: um na zona de estuário e outro numa área mais interior de montado. Aqui pode observar aves limícolas e plantas de sapal.
Já que aqui está, carregue na galeria para ver imagens de como está a decoração de Natal na cidade este ano.