na cidade

Moinho de Maré da Mourisca recebe Festa Salicórnia para celebrar as tradições do Sado

A segunda edição do evento, organizado pela Junta de Freguesia do Sado, continua a contar com o apoio da comunidade.
O ano passado foi um sucesso.

No fundo do rio, ou do mar, existe um mundo que desconhecemos. Entre milhares de peixes e incontáveis géneros de flora, há espécies ameaçadores, e outras que preservam e protegem a biodiversidade e o ambiente marinho. E, além do peixe, há plantas que servem até de ingrediente e tempero para a cozinha — é o caso dos espargos do mar, ou, por outras palavras, a salicórnia.

Para quem não conhece, é muito comum encontrá-la à beira do rio Sado, sendo usada para dar um toque de sal aos pratos, essencialmente. É uma espécie autóctone da região e, pelo segundo ano consecutivo, vai ter uma festa em sua homenagem. Estamos a falar da Festa Salicórnia — Tradições do Sado, que decorre nos dias 5 e 6 de outubro, no largo Moinho de Maré da Mourisca.

O evento, organizado pela Junta de Freguesia do Sado, em parceria com a Câmara Municipal de Setúbal, com direção artística de Joana Negrão, “proporciona um conjunto de atividades de participação gratuita, com o objetivo de sensibilizar para a importância da preservação dos costumes e tradições culturais e da salvaguarda do património e sustentabilidade ambiental”, explica a autarquia.

Este é um momento de celebração que envolve espetáculos musicais, danças tradicionais, artesanato e gastronomia. Conte também com “encontro intergeracional em atividades como oficinas de olaria, de tecelagem e de percussão criativa, que dão a conhecer o património cultural e natural da região”.

O programa de dia 5 conta com a atuação dos grupos Cant’a3Vozes e Vozes da União, que apresentam a tradição do canto polifónico, às 16h30, e com os Galandum Galundaina, um projeto de referência na música tradicional mirandesa, com atuação marcada para as 21h30. 

A cantautora e acordeonista Celina da Piedade e a violinista Ana Santos juntam-se em palco para proporcionar um baile folk com a dança a cargo do Grupo Infantil de Danças e Cantares do Faralhão, no dia 6, às 17h30. Segue-se, às 19 horas, a atuação da formação No Mazurka Band, com música tradicional portuguesa, uma combinação de instrumentos acústicos, como a campaniça, gaitas, flautas de três buracos e percussões variadas.

A Festa Salicórnia tem ainda momentos de jogos e brincadeiras tradicionais, visitas guiadas ao sapal, experiências sensoriais e contos tradicionais. As inscrições para as atividades devem ser feitas pelo email comunicacao@nulljf-sado.pt ou pelo número 935 209 286.

Já que aqui está, carregue na galeria para descobrir nove trilhos incríveis para explorar a região. 

MAIS HISTÓRIAS DE SETÚBAL

AGENDA