na cidade

Mercado de Natal e outras atividades grátis para fazer neste mega fim de semana

Pode ir ver as luzes com os miúdos e aproveitar as sugestões culturais preparadas pelo município.
Chegada do Pai Natal, dia 25 de novembro.

O Natal está cada vez mais perto e todos os fins de semana são riscados do calendário até chegar um dos dias mais esperados do ano, tanto pelos miúdos, como por muitos adultos. O arranque da celebração da quadra festiva na cidade decorreu no passado fim de semana, 25 de novembro, e a programação do “Natal em Setúbal 2023” inclui atividades para toda a família.

Visite o Mercado de Natal, na Avenida Luísa Todi, onde encontra mais de 40 stands de gastronomia e artesanato. Há ainda a Feira de Natal, no Largo José Afonso, que proporciona animação para todos os setubalenses e, claro, as iluminações nas várias ruas da cidade. Paralelamente, há muitas exposições, a apresentação do novo livro do historiador Albérico Afonso Costa, cinema e palestras a decorrer nos vários equipamentos municipais.

Confira na lista seguinte todas as atividades grátis para fazer este fim de semana prolongado em Setúbal.

Quinta-feira

21 horas — “Setúbal sob o Estado Novo (1950-1974) — A resistência a Salazar e a Caetano, 2.ºVol.”. O novo livro de Albérico Afonso Costa é apresentado pelos professores Fernando Rosas e Carlos Vieira de Faria, numa sessão moderada por José Teófilo Duarte. O evento conta com a participação do vereador da Cultura, Pedro Pina. Na Biblioteca Municipal, Serviços Centrais.

Sexta-feira

21h30 — “La Page Blanche”. Exibição da obra de Murielle Magellan no ciclo Filme Francês do Mês. Na Casa da Cultura, Sala José Afonso.

Sábado

11 horas — “XII Regata do Sado”. Regata de vela de cruzeiro. No Rio Sado.

15 horas — “O Conto de Natal dos Marretas”. Exibição do filme de Brian Henson, 1992, do ciclo “O Natal no Cinema”, no âmbito da exposição “Conto de Natal – Um filme em exposição”. Evento do programa Natal em Setúbal 2023. Inscrição: 969 754 116 ou email para casadasimagens@nullmun-setubal.pt. Na Casa das Imagens Lauro António.

16 horas — “Carpaccio – Pintor de tudo”. Palestra de arte por António Galrinho. Na Biblioteca Municipal, Serviços Centrais.

17h30 — “Vida – Romance em Poesia”. Apresentação do livro de Adérito Jesus Gouveia. Biblioteca Municipal, Serviços Centrais.

Domingo

10 horas — “Comemorações de São Francisco Xavier”. Deposição de flores junto do monumento erigido ao patrono da cidade de Setúbal. No Jardim da Beira-Mar.

A decorrer

Até 2 de dezembro — “A Serra e o Mar”. Mostra de trabalhos de pintura e barro de Ana Maria Godinho. Na Biblioteca Municipal, Serviços Centrais.

Até 7 de dezembro — “A preto e branco & a cores”. Mostra coletiva de fotografia. Na Casa da Cultura, Espaço Artes.

Até 12 de dezembro — “Em pedaços”. Mostra de esculturas de vidro de Alexina. Na Biblioteca de Azeitão.

Até 23 de dezembro — “Retratos de(a) terra”. Mostra de esculturas de Amílcar Souza sobre figuras locais. Na Casa Bocage.

Até 30 de dezembro — “Sérgio Godinho e os 40 ilustradores mais cinco”. Mostra que que junta aos quarenta trabalhos originais do projeto artístico cinco ilustrações exclusivas de André Ruivo, Gonçalo Duarte, Inês Viegas de Oliveira, Mantraste e Martina Manyà. Evento da Festa da Ilustração de Setúbal 2023. No Museu de Setúbal Convento de Jesus.

Até 30 de dezembro —“Mudar”. Mostra de trabalhos de Carlos Pereira da Silva. Na Casa da Cultura, Galeria de Exposições.

Até 31 de dezembro — “Bocage — Polémico. Discutido. Genial”. Mostra, com suportes media audiovisuais, que percorre a cronologia bocagiana, com início na família do poeta e término na forma como este foi visto e interpretado mesmo após a morte. Na Casa Bocage.

Até 31 de dezembro — “Pedras que jogam”.  Mostra documental que proporciona uma viagem para revelar peças que foram acumuladas ao longo dos séculos e constituem uma herança cultura. No Museu de Arqueologia e Etnografia do Distrito de Setúbal.

Até 31 de dezembro — “Um Raio de Sal”. Exposição de esculturas de Jorge Pé-Curto. Exposição de esculturas de Jorge Pé-Curto. No Museu de Arqueologia e Etnografia do Distrito de Setúbal.

Até 6 de janeiro — “Um conto de Natal – um filme em exposição”. Mostra documental, fotográfica e de objetos sobre a produção do filme “Conto de Natal“, de Lauro António. Na Casa das Imagens Lauro António.

Até 6 de janeiro — “Postais de Natal da coleção Américo Ribeiro”. Mostra de postais de Boas Festas que Américo Ribeiro recebeu de familiares, amigos e conhecidos ao longo dos anos. Evento do programa Natal em Setúbal 2023. Na Casa Bocage.

Até 7 de janeiro — “Natal em Setúbal 2023”. Programação da quadra festiva com várias iniciativas, atividades, Mercado e Feira de Natal, por todo o concelho.

Pode aproveitar este fim de semana para dar um passeio e ver as luzes de Natal. Até lá carregue na galeria para ver como estão as decorações natalícias deste ano.

ver galeria

MAIS HISTÓRIAS DE SETÚBAL

AGENDA