na cidade

Marque na agenda: está a chegar a 33.ª edição da Rampa da Arrábida

A famosa prova decorre a 16 e 17 de março. Foi anunciado o regresso do desafio regional Super Subida Meliã Setúbal.
Pode assistir presencialmente ou online.

Este é um evento que tem conquistado fãs em todo o mundo — e não só os que gostam de desporto motorizado. Como manda a tradição, vem aí mais uma edição da Rampa da Arrábida, aquela que é considerada a prova rainha do automobilismo de Setúbal, organizada pelo Clube de Motorismo de Setúbal, nos dias 16 e 17 de março.  

O evento tem um percurso de 3,5 quilómetros e, este ano, as honras de abertura do Campeonato Nacional de Montanha JC Group. Foi também anunciado o regresso da prova regional Super Subida Meliã Setúbal, que já tem inscrições esgotadas. A 33.ª edição da Rampa da Arrábida, organizada com várias parcerias — entre elas, o Município de Setúbal —, e apoios, começa dia 16 de março com a rampa regional. Vão existir duas subidas de treinos durante a manhã, previstas para as 9h30 e as 10h30, e duas subidas oficiais, às 16h30 e às 17 horas.

O Campeonato Portugal de Montanha JC Group, que é a competição principal, realiza-se nos dias 16 de março, com duas subidas de treinos, previstas para as 13h30 e 15 horas, e uma oficial, às 16h30. A 17, decorre mais uma subida de treinos, às 11h30, e duas oficiais, às 13 horas e às 14h30.

Na apresentação da competição, o presidente do Clube de Motorismo de Setúbal, Fernando Matias, esclareceu que a edição de 2024 é dedicada às empresas locais e ao turismo desportivo e sublinhou as melhorias realizadas ao longo dos anos na zona da Arrábida, onde se realiza a prova.

“É um retorno para a comunidade”, afirmou o dirigente, ao referir, entre outras melhorias, os 1700 metros de rails reparados e os mais de 1500 metros de asfalto renovados, as quais contribuem para o incremento das condições de segurança e circulação no troço da Estrada Nacional 379-1.

Há ainda a participação especial do Mini Cooper especial do showman Marco Martin’s, piloto de Porto de Mós, que tem uma admiração especial pela Arrábida. Ao longo do percurso estão definidas zonas de espetáculo para o público assistir à prova em segurança. As verificações técnicas são realizadas num parque instalado no cais marítimo da Secil. Todas as novidades do evento e a prova em direto podem ser acompanhadas no Facebook do Clube de Motorismo de Setúbal. 

Em seguida carregue na galeria e descubra nove percursos pedestres, que o vão levar a conhecer os cantos da serra da Arrábida.

MAIS HISTÓRIAS DE SETÚBAL

AGENDA