Até domingo, 27 de janeiro, Setúbal vai estar na presente na FITUR — Feira Internacional de Turismo, em Madrid, Espanha. O objetivo da Câmara Municipal de Setúbal é promover a cidade como destino turístico de excelência, em Portugal e no mundo. A autarquia leva na bagagem vários prémios nacionais e internacionais conquistados nos últimos anos em áreas como turismo, ambiente, cultura e urbanismo.
No evento, o município apresenta a sua estratégia de branding, que se baseia na afirmação das potencialidades naturais, património histórico e humano da região, através do desenvolvimento das campanhas publicitárias “Setúbal é um Mundo”.
Em declarações à New in Setúbal, Maria das Dores Meira, presidente da Câmara Municipal de Setúbal aponta alguns dos fatores, que contribuíram para a evolução do turismo na cidade. “A melhoria ou renovação de equipamentos públicos e a criação de novas atratividades a par com o aumento da qualidade dos agentes económicos locais fazem com que Setúbal não seja um destino para massas, mas para vários nichos de mercado com interesse relevante para a economia local”. No futuro, o objetivo da Câmara Municipal é reforçar os eixos estratégicos relacionados com a Natureza, gastronomia e património.
No que toca ao número de dormidas, as estatísticas são animadoras. Pela primeira vez em 2017 ultrapassaram-se as 300 mil dormidas, o que representou um aumento de 14%. Face a 2016 houve mais 44 mil dormidas. Nos postos de turismo foram atendidos 31.500 turistas em 2017 e cerca de sete mil foram franceses.
Os resultados de 2018 ainda não são conhecidos, mas das 18 cidades que integram o Turismo de Lisboa, Setúbal foi a que registou a segunda maior subida, a seguir a Sintra, ultrapassando a média nacional.
Este é o quarto ano consecutivo que Setúbal participa na FITUR, uma das feiras mais importantes da Europa, com stand próprio e que atrai cerca de 250 mil visitantes e dez mil profissionais. Além da FITUR, em Espanha, no mês de março, a cidade do Sado marca ainda presença na ITB — Feira de Turismo de Berlim, na Alemanha e no Salão Mundial de Turismo de Paris, em França.