na cidade

Magusto, cinema, música e exposições gratuitas: vai ser assim o fim de semana em Setúbal

Como é habitual, a NiS reuniu as melhores iniciativas de entrada gratuita para fazer nos próximos dias.
Há magusto na Comenda.

No último fim de semana de novembro celebrou-se o São Martinho e, por isso, como manda a tradição, o sol brindou os setubalenses com bom tempo. Desta vez, não será diferente, até porque a Câmara Municipal de Setúbal preparou um magusto para este sábado, 18 de novembro, no Parque de Merendas da Comenda, de forma a assinalar a reabertura do espaço e a possibilidade de todos os setubalenses voltarem a usufruir do local em plena Serra da Arrábida.

A diversidade e variedade de programas é uma das principais características na preparação das atividades gratuitas que pode fazer durante este fim de semana, em família, com amigos, ou até mesmo sozinho. Conferências, concertos, exibições de clássicos de cinema e várias exposições compõem a lista de iniciativas. 

Sexta-feira

17h30 — “Fátima Ribeiro de Medeiros”. Conferência do ciclo “Ler Sebastião da Gama”, das celebrações do centenário dos nascimentos de Joana Luísa e Sebastião da Gama. No Museu de Setúbal/Convento de Jesus.

Sábado

11h30 — “Quinteto de metais da banda de música da Força Área”. Concerto do programa do 3.º Festival de Música de Câmara das Forças Armadas e de Segurança. Evento do ciclo Convento ConVida. Os convites podem ser levantados na receção do Museu de Setúbal/Convento de Jesus, num máximo de quatro por pessoa. Na Igreja do Convento de Jesus.

15 horas — “Um conto de Natal”. Exibição do filme realizado por Clive Donner, em 1984, do ciclo “O Natal no Cinema”, no âmbito da exposição “Conto de Natal — Um filme em exposição”. Evento do programa Natal em Setúbal 2023. Inscrições: 969 754 116 | casadasimagens@nullmun-setubal.pt.

15 horas — “Retratos de(a) terra”. Inauguração da mostra de esculturas de Amílcar Souza sobre figuras locais. Na Casa Bocage.

15h30 — “Jorge de Sena”. Conferência sobre a obra do poeta português, por Margarida Braga Neves. Na Casa da Cultura, Sala José Afonso.

16 horas — “Comunidade de leitores de Bocage”. Encontro informal de leituras em torno da obra do poeta setubalense. Na Casa Bocage.

21h30 — “XV Concurso de Fado de Setúbal – 2.ª semifinal”. Este sábado, os concorrentes disputam três lugares na final da 15.ª edição do certame que visa a promoção de novos talentos. Na Sociedade Musical e Recreativa Capricho Setubalense.

Domingo

15h30 — “Ensemble de sopros da banda sinfónica do Exército”. Concerto com direção do tenente Renato Tomás, do programa do 3.º Festival de Música de Câmara das Forças Armadas e de Segurança. Evento do ciclo Convento ConVida. Informações: Os convites podem ser levantados na receção do Museu de Setúbal/Convento de Jesus, num máximo de quatro por pessoa. Na Igreja do Convento de Jesus.

A decorrer

Até 23 de novembro — “Traço com Alma”. Exposição de artes plásticas no âmbito do atelier de Maria José Nunes de Brito. Na Casa da Cultura, Espaço de Artes.

Até 25 de novembro — “Laura Costa”. Mostra de trabalhos da ilustradora portuguesa, falecida em 1993, com curadoria e design de Jorge Silva. Evento da Festa da Ilustração de Setúbal 2023. Na Galeria Municipal do 11.

Até 26 de novembro — “Coisas Invisíveis”. Mostra de trabalhos de Madalena Matoso, ilustradora portuguesa convidada da edição 2023 da Festa da Ilustração, com inauguração inserida na abertura oficial do certame. Na Casa da Cultura, Galeria de Exposições.

Até 26 de novembro — “Contágio — Serigrafias Mutantes”.  Mostra de trabalhos de Martina Manyà, ilustradora estrangeira convidada da edição 2023 da Festa da Ilustração, com inauguração inserida na abertura oficial do certame. Na Casa da Cultura, no Espaço João Paulo Cotrim.

Até 30 de novembro — “Joaquim Pessoa”. Mostra biográfica e biobibliográfica sobre o poeta português, do ciclo Autor do Mês. Na Biblioteca Municipal, Serviços Centrais.

Até 30 de novembro — “Inês Viegas Oliveira”. Vencedora do Prémio Nacional de Ilustração 2023, Inês Viegas Oliveira marca presença em Setúbal na exposição “O Duelo”, a qual revela o primeiro trabalho literário da jovem ilustradora, com texto e ilustrações da própria. Evento da Festa da Ilustração de Setúbal 2023. Na Livraria Culsete.

Até 30 de novembro — “Cthulhu Sadino”. Ilustrações de Pedro Moura partilham um outro olhar sobre o choco frito setubalense, em projeto realizado na companhia de Daniel Maia e Marco Gomes. Evento da Festa da Ilustração de Setúbal 2023. No Museu do Trabalho Michel Giacometti.

Até 2 de dezembro — “A Serra e o Mar”. Mostra de trabalhos de pintura e barro de Ana Maria Godinho. Na Biblioteca Municipal, Serviços Centrais.

Até 12 de dezembro — “Em pedaços”. Mostra de esculturas de vidro de Alexina. Na Biblioteca de Azeitão.

Até 23 de dezembro — “Retratos de(a) terra”. Mostra de esculturas de Amílcar Souza sobre figuras locais. Na Casa Bocage.

Até 30 de dezembro — “Sérgio Godinho e os 40 ilustradores mais cinco”. Mostra que que junta aos quarenta trabalhos originais do projeto artístico cinco ilustrações exclusivas de André Ruivo, Gonçalo Duarte, Inês Viegas de Oliveira, Mantraste e Martina Manyà. Evento da Festa da Ilustração de Setúbal 2023. No Museu de Setúbal Convento de Jesus.

Até 31 de dezembro — “Bocage — Polémico. Discutido. Genial”. Mostra, com suportes media audiovisuais, que percorre a cronologia bocagiana, com início na família do poeta e término na forma como este foi visto e interpretado mesmo após a morte. Na Casa Bocage.

Até 31 de dezembro — “Pedras que jogam”.  Mostra documental que proporciona uma viagem para revelar peças que foram acumuladas ao longo dos séculos e constituem uma herança cultura. No Museu de Arqueologia e Etnografia do Distrito de Setúbal.

Até 31 de dezembro — “Um Raio de Sal”. Exposição de esculturas de Jorge Pé-Curto. Exposição de esculturas de Jorge Pé-Curto. No Museu de Arqueologia e Etnografia do Distrito de Setúbal.

Até 6 de janeiro — “Um conto de Natal – um filme em exposição”. Mostra documental, fotográfica e de objetos sobre a produção do filme “Conto de Natal“, de Lauro António. Na Casa das Imagens Lauro António.

Veja agora na galeria as deliciosas bolachas do novo negócio setubalense The Cookie Project. Todos os meses, há sabores diferentes. 

ver galeria

MAIS HISTÓRIAS DE SETÚBAL

AGENDA