na cidade

Lidl Setúbal Triathlon está de volta com uma edição adaptada à pandemia

A prova de triatlo de longa distância acontece a 25 de outubro, um domingo.
O ponto de partida é no Parque Urbano de Albarquel.

O Lidl Setúbal Triathlon está de volta à cidade. A prova de triatlo de longa distância, em segmentos de natação, ciclismo e corrida decorre no dia 25 de outubro, domingo, numa edição adaptada ao contexto de pandemia de Covid-19. Este ano, o evento desportivo com o tema “Superação e Triunfo, a combinação perfeita de um desafio ímpar” desafia os atletas a percorrer 1,9 quilómetros de natação, 90 quilómetros de ciclismo e 21,1 de corrida.

O percurso começa no areal do Parque Urbano de Albarquel, onde os atletas cumprem uma única volta de 1,9 quilómetros a nadar, num circuito definido no rio Sado. A zona de transição fica instalada no Parque Urbano de Albarquel e o percurso de 90 quilómetros de ciclismo.

Os quatro troços previstos desenvolvem-se na cidade, em pontos como a Avenida Luísa Todi, o palco da consagração dos triatletas e a serra da Arrábida, com passagens pela praias da Figueirinha, Galapos, Galapinhos e Portinho da Arrábida. O último setor do triatlo, a corrida de 21 quilómetros é disputada em quatro voltas entre a Avenida Luísa Todi, seguindo a frente ribeirinha da cidade, ficando a meta instalada junto do Largo José Afonso.

Além da prova de triatlo de longa distância, Setúbal volta a acolher a Expo Race Village nos dias 24 e 25 de outubro, no auditório José Afonso. Neste espaço aberto ao público, os visitantes podem conhecer algumas das marcas e produtos ligados ao setor desportivo. No sábado, o recinto funciona entre as 9 e as 19 horas e no domingo, das 9 às 17 horas.

O Lidl Setúbal Triathlon, realizado com o apoio da Federação de Triatlo de Portugal, estava inicialmente agendado para o dia 19 de abril, mas foi adiado devido à pandemia de Covid-19. Por isso, esta edição foi desenhada seguindo as restrições impostas pela Direção-Geral da Saúde, nomeadamente nas partidas e chegadas das provas.

Segundo a HMS Sports, entidade organizadora, “a prova terá partidas faseadas, saindo apenas seis atletas de cada vez e não haverá convívio final na zona da meta”. A organização aconselha que o público não assista ao evento para evitar ajuntamentos. 

tags: Expo Race Village, Lidl Setúbal Triathlon, longa distância, Parque Urbano de Albarquel, prova

outros artigos de na cidade

mais histórias de Setúbal