na cidade

Kids Dive regressa a Setúbal em janeiro

Trata-se de um projeto promotor de conhecimento e sensibilização para a sustentabilidade marinha, dos oito aos 17 anos.
Este ano lectivo é a terceira edição.

O projeto educativo Kids Dive, promotor de conhecimento e sensibilização para a sustentabilidade marinha, está de regresso a Setúbal com um conjunto de atividades para a comunidade escolar que têm início no dia 9 de janeiro, segunda-feira.

Visitas guiadas ao Oceanário de Lisboa, workshops de sensibilização, batismos de mergulho e um seminário de encerramento integram o programa desta que é a terceira edição do Kids Dive em Setúbal. A iniciativa foi apresentada na semana passada nas escolas em sessões que contaram com a presença dos alunos envolvidos, professores, pais e técnicos municipais.

A 9 e 11 de janeiro, segunda e quarta-feira, estão agendadas as visitas ao Oceanário. Já a 1 e 8 de fevereiro, quarta-feira, acontecem os batismos de mergulho com atividades de sensibilização para a temática da proteção do oceano e ainda dois workshops com o Jardim Zoológico de Lisboa e a Associação Portuguesa de Lixo Marinho.

Em abril, os alunos participam numa saída de campo com biólogos marinhos para a zona entre marés da Praia de Alpertuche, na Arrábida, com o objetivo de alargar o conhecimento sobre a biodiversidade do parque marinho. O Kids Dive Summit encerra, em maio, o projeto com apresentações de biólogos e dos alunos participantes.

As atividades destinam-se a 120 alunos dos 4.º e 8.º anos de escolaridade dos agrupamentos de escolas Barbosa du Bocage e Ordem de Sant’Iago, da Escola Secundária D. Manuel Martins e da Escola Primária Santa Ana.

Estes estabelecimentos de ensino foram selecionados para a participação no Kids Dive por integrarem o programa Escola Azul, de desenvolvimento da literacia dos oceanos em miúdos e jovens, do qual o município de Setúbal é parceiro.

O Kids Dive fomenta a literacia sobre os oceanos e procura alertar para a urgência de proteger o meio marinho e a biodiversidade, promovendo a sustentabilidade e contribuindo para a formação de uma “geração azul” mais participativa.

Em simultâneo, este projeto educativo nacional promove a abertura e o conhecimento do mundo subaquático a miúdos e jovens através de um programa educativo de divulgação de ciência baseado nos princípios de “aprender fazendo” e de “conhecer para preservar”.

O projeto de âmbito nacional, para miúdos e adolescentes dos oito aos 17 anos, é promovido pelo ISPA – Instituto Universitário de Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida e pelo MARE – Centro de Ciências do Mar e do Ambiente, em colaboração com várias entidades, incluindo, a nível local, a Câmara Municipal de Setúbal, que financia as atividades realizadas com os alunos do concelho.

A primeira edição do Kids Dive em Setúbal, no ano letivo 2020-2021, realizou-se em formato virtual, devido à pandemia, enquanto a segunda, em 2021-2022, contou com a 60 alunos dos agrupamentos de escolas Sebastião da Gama e Luísa Todi.

MAIS HISTÓRIAS DE SETÚBAL

AGENDA