na cidade

Javalis andaram a passear na Luísa Todi e foram captados em vídeo

Os animais foram avistados na avenida na sexta-feira, dia 20 de junho, uma ocorrência cada vez mais frequente.
Os animais vêm em busca de alimento.

A descida dos javalis da serra para as zonas urbanas de Setúbal já se tornou um ritual de verão. Na noite de sexta-feira, dia 20 de junho, uma vara destes animais foi novamente avistada a passear por zonas urbanas da cidade. O momento foi registado em vídeo por vários populares e rapidamente partilhado nas redes sociais, tornando-se viral. Os animais, aparentemente indiferentes à presença humana e à circulação automóvel, seguem em grupo de forma descontraída.

“Estiveram junto ao coreto e na rotunda, lá em baixo. Vieram passear, eles gostam disto”, relatou um dos populares à TVI. “Já ninguém se espanta, vê-los aqui já vai sendo normal”. O avistamento da semana passada ocorreu na Avenida Luísa Todi mas, nos últimos anos, a sua presença em zonas urbanas de Setúbal, e até mesmo em praias, tornou-se mais comum, com avistamentos que vão desde a zona da Comenda ao centro da cidade.

 
 
 
 
 
Ver esta publicação no Instagram
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Uma publicação partilhada por 𝗢 𝗥𝗘𝗔𝗟 𝗠𝗘𝗠𝗘® 🍿🇵🇹 (@o_real_meme)

A razão para este comportamento está relacionada com a procura de alimento e com a crescente expansão humana em zonas outrora mais selvagens. Com o aumento da temperatura e a escassez de recursos naturais no seu habitat, os animais aproximam-se cada vez mais das zonas habitadas, muitas vezes durante a noite, quando o movimento é menor, em busca de restos de comida para se alimentarem.

Apesar do ar pacífico destes encontros, as autoridades têm alertado para a necessidade de precaução. Os javalis são animais selvagens e, embora não sejam naturalmente agressivos, podem reagir de forma imprevisível se se sentirem ameaçados, especialmente se estiverem acompanhados das crias. 

A Câmara Municipal de Setúbal e o Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF) têm reforçado campanhas de sensibilização, aconselhando os cidadãos a não alimentarem os animais, não se aproximarem, nem fazerem movimentos bruscos, e reportarem os avistamentos às autoridades. Em paralelo, discutem-se medidas de controlo populacional e ações preventivas para evitar a proliferação deste tipo de situações.

MAIS HISTÓRIAS DE SETÚBAL

AGENDA