na cidade

Já se sabe tudo o que vai acontecer na Semana do Mar

O evento é de 19 a 29 de setembro, no Cais 2. A presença do Vaivém do Oceanário de Lisboa é a novidade desta edição.
Vai ficar a conhecer melhor a vida marítima.

A Semana do Mar volta à frente ribeirinha de Setúbal, entre os dias 19 e 29 de setembro, com um programa que inclui visitas a navios famosos, conferências, batismos de mar, passeios em embarcações tradicionais, street food e muito mais. Por se encontrar em reparações este ano, o navio-escola Sagres não atraca no Cais 2 do Porto de Setúbal. Mas pode visitar o veleiro Fryderyk Chopin, a caravela Vera Cruz, o Galeão Andalucia e o navio Pogoria.

As visitas do público em geral decorrem a 26 de setembro, quinta-feira, das 20h30 às 23 horas, ao Fryderyk Chopin e à caravela Vera Cruz. No dia 27, das 10 às 23 horas é a vez do Fryderyk Chopin, Galeão Andalucia e Vera Cruz, e a 28, no mesmo horário, juntam-se a estas embarcações o navio Pogoria.

A atividade, “Veleiros ao Luar: Street Food & Music” acontece nos dias 26 e 28, das 17 à meia-noite, com animação musical e petiscos. A presença do Vaivém Oceanário é a grande novidade na edição deste ano da Semana do Mar. O projeto de educação ambiental em movimento do Oceanário de Lisboa está aberto para visitas de grupos escolares e do público em geral, entre os dias 23 e 28, das 10 às 18 horas, e a 29, apenas durante a manhã.

O programa reserva duas conferências: uma sobre lixo marinho e microplásticos, nos dias 19, 20 e 21, na Casa da Baía, que inclui o workshop de investigação “Microplásticos”, no dia 20, às 9 horas, e uma ação de limpeza na Praia de Albarquel, a 21, das 9 às 13 horas, no âmbito do Dia Nacional da Limpeza de Praias.

A 24, às 10 horas realiza-se o encontro educativo, “Há + Mar”, no âmbito do projeto Escola Azul, no Fórum Municipal Luísa Todi. A sessão é dirigida a grupos escolares e ao público em geral, com uma visita ao Convento de São Paulo. Se quiser participar, deve enviar um mail para alferrara@nullamrs.pt. A 25, às 21h30, pode assistir ao concerto da Banda da Armada, no Fórum Municipal Luísa Todi. Os convites, no máximo de dois por pessoa, devem ser levantados antecipadamente, na bilheteira do auditório.

A 26, há nova palestra sobre as comemorações do quinto centenário da primeira circum-navegação, comandada pelo navegador português Fernão de Magalhães, no Fórum Municipal Luísa Todi, a partir das 9 horas. As inscrições já estão a decorrer e podem ser feitas para o mail ssandra@nullportodesetubal.pt.

Os passeios no Rio Sado, a bordo de embarcações tradicionais, são outro dos destaques da Semana do Mar, com saídas nos dias 26, 27 e 28, às 11 e às 15 horas. As inscrições são gratuitas, através do telefone 265 545 010 ou site do município de Setúbal. Se nunca andou de barco, estão previstos os tradicionais batismos de mar numa lancha de fiscalização rápida da Marinha Portuguesa, nos dias 27 e 28, entre as 10 e as 18 horas, com inscrições no stand da APSS, instalado no Cais 2.

Há também nos dias 27 e 28, das 10 às 18 horas, e a 29, das 10 às 13 horas, piscinas de batismos de mergulho e torres de escalada, organizados pela Aporvela e pela Marinha, e a 28, entre as 10 e as 16 horas, será possível participar em experiências náuticas e batismos de mar gratuitos, mediante inscrições no site do Boat Center. Para mais informações, pode ligar para o número 969 455 033.

As atividades desportivas também fazem parte do programa, como a Travessia do Sado a Nado, entre o Parque Urbano de Albarquel e a Marina de Troia. A prova está marcada para 21 de setembro, às 14 horas. No mesmo dia, às 15h30, realiza-se a regata “Formula Windsurfing”, a contar para o Campeonato Regional Windsurf Formula Foil, com inscrições, através do mail vchaveca@nullsapo.pt.

Já a Regata Cruzeiro Lisboa-Setúbal realiza-se nos dias 27, 28 e 29, com partida de Lisboa em direção a Setúbal prevista para o primeiro dia, às 9 horas. A 27 há uma regata no Rio Sado, às 13 horas, e no dia seguinte as embarcações saem para Lisboa, às 11 horas. As inscrições podem ser feitas através do número 213 958 910, da Associação Nacional de Cruzeiros.

No dia 28, às 15 horas ainda pode participar no leilão tradicional de pescado “Do Mar à Voz”, no edifício da Docapesca. O evento é uma organização conjunta da Câmara Municipal de Setúbal, APSS — Administração dos Portos de Setúbal e Sesimbra, Aporvela e Marinha Portuguesa, e conta com várias parcerias e patrocínios. O objetivo é sublinhar a importância da ligação da cidade com o rio e promover a economia do mar.

tags: batismos de mar, Cais 2, Câmara Municipal de Setúbal, frente ribeirinha, Porto de Setúbal, semana do mar, veleiros, visitas